Sine da Serra referência para auditoria do Tribunal de Contas da União

Texto: por Samantha Dias

O Tribunal de Contas da União está realizando uma auditoria para verificar de que forma as políticas dos Ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Social são executados para incluir produtivamente as pessoas mais vulneráveis. O Espírito Santo foi escolhido para execução do projeto piloto e o Sine da Serra foi indicado por ser referência no Estado.

Auditores do TCU visitaram o Sine e conversaram com a secretária de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Lauriete Caneva, para conhecer os procedimentos de intermediação de mão de obra e as ofertas de cursos de qualificação oferecidas pela prefeitura, para entender a forma como tudo está sendo feito.

?A gestão do prefeito Audifax tem um compromisso muito grande com a geração de emprego e renda. Estamos adotando várias medidas que nos colocam como referência do Estado. Ampliamos a captação de vagas e a oferta de cursos profissionalizantes, damos orientações ao trabalhador que participa de processo seletivo, criamos um alerta para avisar das vagas abertas, reestruturamos o Sine Móvel para percorrer aos bairros, enfim, são muitas ações e é gratificante sermos reconhecidos por um órgão federal?, disse a secretária Lauriete.

De acordo com o auditor federal de controle externo, Bruno Marra Correa, a análise do trabalho dos Sines é uma das várias frentes de trabalho, que vão verificar a inclusão das pessoas mais vulneráveis. Por estar recebendo o projeto piloto, o Espírito Santo é campo para as pesquisas de todas as frentes. Esse trabalho será replicado em todos os estados, sendo que em cada um será pesquisada apenas uma frente de trabalho, e o relatório final será divulgado em março do ano que vem.