"Surfistas pelo Autismo" reuniu famílias e atletas neste domingo (03)

Evento contou com o apoio da Prefeitura da Serra

"Surfistas pelo Autismo" reuniu famílias e atletas neste domingo (03)

Texto: Renata Salgueiro - Foto: Flávio Motta

Neste domingo (03) aconteceu a primeira edição do “Surfistas pelo Autismo”. O evento foi realizado na Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra e reuniu cerca de 50 autistas, além das famílias, voluntários e atletas.

Este evento foi inspirado em um similar que já acontece nos Estados Unidos e foi trazido ao Estado pela mãe Juliana Gama, em parceria com a Maylla Venturin, bodyboarder e fundadora do Instituto Maylla Venturin, com a blogger e mãe Mariana Magalhães, do perfil “O Meu Mundo é Azul” e com o presidente da Associação de bodyboard de Serra Dourada, Fabio Di Franco.

“Este é um sonho se tornando realidade. Uma em cada 68 crianças que nascem tem autismo, por isso é importante as pessoas conhecerem o problema, e também para ajudar na socialização das crianças” Disse Juliana.

O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, e de empresas privadas que deram apoio, além dos voluntários que abraçaram a causa.

“Esta iniciativa tem como objetivo integrar as crianças com autismo aos demais atletas. Nosso foco principal é eliminar o estigma social através da conscientização pública, unindo as comunidades através do voluntariado. ” Disse a bodyboarder e parceira do projeto Maylla Venturin.

Estiveram presentes membros e assistidos da Apae de Cariacica, da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), da Pestalozzi da Serra.

Na abertura foi feita apresentação da banda de congo da Pestalozzi regida pelo Mestre Bento, em seguida as crianças foram para o mar para ter a aula de bodyboard sendo monitoradas pelos atletas e professores voluntários.

“Achei muito bacana a iniciativa, um trabalho emocionante. Precisamos mostrar ao público em geral que os autistas existem e que podem se socializar. Torcemos para que muitas outras edições desse evento aconteçam. ” Disse a pedagoga Alaiana Zanon, responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Autista Suecia/Brasil (Nasb), da Apae de Cariacica.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007 com a proposta de chamar a atenção sobre o tema.