Técnicas de meditação reduzem bullying e brigas em creche

Técnicas de meditação reduzem bullying e brigas em creche

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Bianca Nascimento

Uma vez por semana, os 400 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Vera Lúcia Lorençon, na Serra, param e desaceleram. Eles aprendem técnicas de meditação, relaxamento e boas ações com a equipe pedagógica e os resultados já estão aparentes: queda no número de brigas e de bullying entre colegas, além de redução da evasão escolar.

A diretora da creche, Julia Coradini, explica que começou a desenvolver as atividades quando percebeu que as crianças entravam nas salas de aula muito agitadas e mostravam atritos entre elas. “As coisas estavam sendo resolvidas com empurrões e a ansiedade estava aparente nas crianças. Elas tinham uma necessidade de extravasar algo. E com o relaxamento percebemos que estão mais calmas e sendo mais solidárias umas com as outras”, disse Julia.

“Às vezes fazemos, ouvimos, pensamos e falamos coisas que não deveríamos. Por isso, é importante estimular e dizer ‘sinto muito’, ‘me perdoe’, ‘te amo’, ‘sou grato’ e relaxar", completou a diretora.

A atividade faz parte do programa Educação em Valores Humanos da Secretaria de Educação da Serra. Segundo Julia, as ações proporcionam ótimos resultados para a escola e as famílias. “Estamos criando uma rede do bem, priorizando o ser humano como principal agente de transformação da sociedade. Desenvolver na criança o foco, a atenção, a concentração, a serenidade, o respeito e a gratidão melhora comportamentos, diminui ações agressivas, de bullying, além da evasão escolar”, destacou.