Tuberculose: Campanha em Planalto A para mais de 2.300 estudantes

Nas escolas, a palestra abordará a prevenção e identificação dos sintomas respiratórios. Depois, serão feitos prontuários individuais e avaliação, para posterior coleta de escarro e encaminhamento para raio-x, caso necessário

Tuberculose: Campanha em Planalto A para mais de 2.300 estudantes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

 

Para falar sobre tuberculose, a Unidade de Saúde de Planalto Serrano A, na Serra, vai realizar palestras e testes em escolas da região. O objetivo é alcançar, aproximadamente, 2.300 estudantes.

Já entre os dias 10 e 14 de dezembro, acontece a Semana da Tuberculose, quando a unidade abre as portas para a avaliação médica de alunos e familiares.

Nas escolas, a palestra abordará a prevenção e identificação dos sintomas respiratórios. Depois, serão feitos prontuários individuais e avaliação, para posterior coleta de escarro e encaminhamento para raio x, caso necessário. A primeira instituição atendida foi a Escola Viva Joaquim Beato, na última quinta-feira (29).

Já na Semana da Tuberculose, os alunos e os pais que apresentarem tosse há mais de três semanas, serão convidados a ir à Unidade de Saúde de Planalto Serrano A. Haverá avaliação médica com objetivo de tirar dúvidas e reduzir os casos de transmissão e adoecimento na região.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que a pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada. Outros sinais e sintomas podem aparecer, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Programação

Segunda-feira (3)

EMEF Prof. João Antunes das Dores

Horário: 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas.

Terça-feira (4)

EMEF Ismênio de Almeida Vidigal

Horário: 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas.

Semana da Tuberculose

De 10 a 14 de dezembro

Unidade de Saúde de Planalto Serrano A

Horário: Acolhimento às 8 horas e também às 13 horas.