Voluntários mudam a vida de adolescentes em escolas da Serra

Adolescentes da Serra participam de bate-papo em projeto Exemplos de Vida

Voluntários mudam a vida de adolescentes em escolas da Serra


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

A troca de experiências e de ideias entre profissionais de uma multinacional e estudantes de escolas públicas da Serra se tornou rotina e está mudando vidas de adolescentes. Com o projeto “Exemplos de Vida” alunos da rede pública do município participam mensalmente de “bate-papo” com técnicos, supervisores e gerentes da ArcelorMittal, que falam sobre superação, lutas e conquistas.

O projeto faz parte do Programa Adolescente Cidadão (PAC), ligado à Secretaria Municipal de Educação (Sedu) da Serra, e é desenvolvido por voluntários com o apoio da multinacional.

Segundo a coordenadora do PAC, Leila Paiva, a cada encontro 50 adolescentes participam do projeto. “É comum a busca por referências. E na adolescência, isso é ainda mais importante. Os alunos têm se identificado com as histórias e percebem que é possível crescer, mudar de vida e fazer boas escolhas”, disse Leila.

De maneira voluntária e amorosa, os profissionais compartilham com os adolescentes suas próprias experiências de vida e destacam sobre as escolhas e oportunidades que tiveram; a importância da escola, dos estudos, da família e dos bons amigos.

“Nos momentos de folga participamos do projeto, porque vale a pena. Nosso objetivo é que essas crianças não passem pelo que nós já passamos. Eu, por exemplo, já morei na rua, fui adotado e consegui alcançar um bom emprego. Tem voluntário que nasceu em 'berço de ouro', mas por causa das drogas quase perdeu tudo! Muitas crianças se encontram em situações parecidas com a que passamos. E conseguem perceber que é possível mudar e criar novas possibilidades. Contamos experiências reais, para que eles valorizem seus professores, estudos e pais”, completou o voluntário Sandro Nobre.

Na última terça-feira, dia 09, o projeto foi realizado com os alunos do 9º ano da EMEF João Calmon, em Planalto Serrano.