Eleições para o Conselho Municipal de Cultura acontece na próxima terça-feira (20)
Os eleitores e candidatos aptos a votar serão publicados no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (19), conforme previsto no cronograma do Edital de Convocação.

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (20) acontecem as eleições para o Conselho Municipal de Cultura da Serra. A votação será das 08h30 às 18h30, na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Correia de Loyola, em Valparaíso, Serra-ES. Os eleitores e candidatos aptos a votar serão publicados no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (19), conforme previsto no cronograma do Edital de Convocação.
O Conselho Municipal de Cultura será composto por 20 conselheiros titulares e 20 conselheiros suplentes, sendo que 10 deles serão representados pelo poder público e 10 da sociedade civil. Além desses, ainda deverá haver na composição um conselheiro titular e suplente da Setur, do Poder Legislativo Municipal e um da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), que devem ser indicados pelas respectivas instituições, através de ofício.
Os membros do Conselho representarão as diversas áreas culturais como: artes cênicas, artes musicais, artes visuais, cinema, rádio, televisão,cultura digital, vídeo (audiovisuais), cultura popular , artesanato, literatura, coletivos culturais e pontos de cultura e patrimônio histórico arquitetônico, cultural e natural.
O resultado final com os nomes dos conselheiros titulares e suplentes, será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura da Serra.
Sistema Municipal de Cultura
A lei nº 6.142, de 24 de fevereiro de 2025, denominada "Lei SMC Paulo Negreiros", que regula na o Sistema Municipal de Cultura (SMC), integrando o município aos sistemas estadual e federal foi sancionada pelo prefeito Werverson Meireles no dia 10 de março.
O Conselho Municipal de Cultura integra o Sistema Municipal de Cultura (SMC) que é um marco histórico no município. Trata-se de um instrumento de articulação, gestão, fomento, transparência, formação, promoção e desenvolvimento de políticas públicas da cultura em caráter intersetorial e intergovernamental, atendendo o anseio da classe cultural. Essa integração viabiliza a captação de recursos para desenvolvimento das políticas públicas para a cultura.