Maio Amarelo: Departamento de Operações de Trânsito realiza ações educativas em vias da Serra

Ação faz parte da campanha do Maio Amarelo

Maio Amarelo: Departamento de Operações de Trânsito realiza ações educativas em vias da Serra


Texto: Daniela Salgado - Foto: Bruno Leão

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra realizou mais uma ação dentro da campanha do Maio Amarelo. Desta vez, foi feita uma blitz educativa em Colina de Laranjeiras, na Avenida Eldes Scherrer Souza, próximo ao supermercado Carone.

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do Maio Amarelo de 2024. Para trabalhar a temática, o DOT e o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) foram às ruas para promover a mensagem de pacificação, empatia e respeito ao próximo na esfera do trânsito.

Foram 65 veículos abordados e cerca de 150 pessoas impactadas com a ação. Durante a iniciativa, além das mensagens de educação no trânsito repassadas aos condutores que trafegavam por uma das vias mais movimentadas da Serra, foram distribuídos adesivos com a escrita “Você é especial para alguém. Volte para casa em segurança”.

O diretor do DOT, Fábio Alves, citou a importância deste contato direto com os condutores durante as ações do Maio Amarelo. “É um mês muito significativo para o setor do trânsito, em todo país. E aqui na Serra, o nosso objetivo é deixar cada vez mais explícito que a educação no trânsito está alinhada com a redução de vítimas fatais”, reforça Fábio.

"A ação quis reforçar o Maio Amarelo na plenitude, falando que a paz começa por nós, condutores. Com a ação, nós levamos a mensagem da importância do comportamento seguro e cordial no trânsito. A ideia é que estas pessoas impactadas sejam multiplicadores da mensagem da paz”, afirma a chefe do NET, Rosemary Kehler.

Queda no número de vítimas fatais

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de maio expôs os dados da segurança municipal da Serra. Um dos destaques é a contínua redução no número de vítimas fatais no trânsito, queda esta que vem desde janeiro. Em 2024, de janeiro à abril, houve 13 óbitos no trânsito da Serra, número 35% menor que o registrado no mesmo período de 2023, quando 20 houve fatalidades.