Afrocelebrarte: Educação destaca projetos de educação antirracista

Evento homenageia inclusão de ações pedagógicas contra o preconceito no ambiente escolar da Serra feitas por professores, pedagogos, coordenadores e diretores

Afrocelebrarte: Educação destaca projetos de educação antirracista


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

Os trabalhos de professores, pedagogos, coordenadores e diretores aplicados nas unidades de ensino da Serra e que se destacaram ao longo de 2024, dentro da temática antirracista, serão conhecidos na noite desta quinta-feira (5), a partir das 19h, no VI Afrocelebrarte.

A entrega dos certificados será no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), em Serra Sede. A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, estará presente e fará entrega das certificações.

Homenagem

O Afrocelebrarte é um evento anual que acontece desde 2019. Além de destacar os profissionais, homenageia, em cada edição, uma personalidade serrana que contribuiu para o combate ao racismo.

Neste ano, a edição leva o nome de Mara Rubia dos Reis Fonseca, professora efetiva das redes municipais da Serra e Vila Velha, diretora do CMEI Vantuil Raimundo Bessa e engajada na educação antirracista.

A iniciativa é da Secretaria de Educação (SEDU/Serra), por meio da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER).

“É um momento de festa para todos esses profissionais da Educação que contribuem no combate ao racismo e na construção de uma sociedade mais inclusiva. Além disso, temos duas grandes conquistas da coordenação neste 2024: o lançamento do Protocolo de Combate ao Racismo nas unidades de ensino da rede e a implantação do Selo de Escola Antirracista ‘Teodorico Boa Morte’, instrumentos que darão mais respaldo nesta luta”, comemora a coordenadora dos Estudos Étnico-Raciais (CEER), Juliana Lucas.