Alunos concluem curso de sangrador de seringueira e garantem emprego
Participantes receberam propostas de empregos com salários de R$ 4 mil
Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Divulgação
O curso de sangrador de seringueira promovido pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), em parceria com o Incaper e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), já deu resultados que impactam diretamente na vida dos trabalhadores.
Após a conclusão do curso, no dia 27 de maio, nove alunos conseguiram empregos em propriedades que cultivam seringueiras - árvores que produzem o látex, matéria-prima da borracha.
Os participantes do curso receberam propostas de emprego com salários na faixa dos R$ 4 mil, incluindo moradia na propriedade rural.
Na Serra, a heveicultura, como é chamado o cultivo da seringueira para extração do látex, conta com cerca de 800 hectares de seringueiras, distribuídas em 14 propriedades que produzem quase 1.300 toneladas ao ano.
“Até o final do ano vamos oferecer mais cursos ligados ao meio rural, capacitando mão de obra e gerando oportunidades de emprego no município”, explica o diretor da Seap, David Cruz.
O diretor destaca o apoio oferecido pela Cooperativa dos Seringueiros de Guarapari, que doou as facas usadas na capacitação.