Alunos da Emef Iolanda Schneider plantam ipês no Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro
Garotada deu o pontapé para o primeiro corredor verde da Serra
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira
Estudantes do 5º e do 6º anos da Emef Iolanda Schneider, de Porto Canoa, tiveram uma manhã de quarta-feira (27) diferente, fora da sala de aula mas com muito conteúdo e em defesa da Natureza: eles plantaram 120 mudas de ipês no canteiro central do Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro, em Civit I, que será inaugurado na próxima segunda-feira (2).
A garotada deu o pontapé inicial para o primeiro corredor verde a ser implantado numa grande avenida da Serra. Todos animados e sabendo da importância do gesto na ponta da língua.
O aluno Estêvão Gonzaga, 12 anos, do 6º ano A, experimentava a sensação de plantar uma árvore pela primeira vez. “Com mais árvores, a gente vai ter mais oxigênio. É um jeito da gente compensar o tanto de desmatamento que vemos por aí”, considerou.
Outra que ficou satisfeita com o plantio foi Ayeska Silva, 12 anos, também do 6º ano A. “Eu nunca tinha plantado uma árvore e gostei do que fiz. A árvore que plantei vai deixar o ar mais puro, além de dar mais sombra e conforto para as pessoas que frequentarem aqui”, apontou.
As futuras árvores farão parte do parque linear implantado no canteiro central, com 50 metros de largura, que já conta com quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate (considerada a maior do Espírito Santo) e de caminhada, área de vivência e estacionamento.
A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, participou da ação e destacou que o plantio feito pelos estudantes vai fazer parte de uma memória afetiva positiva.
“Além de estarem conscientes da importância de contribuírem com a sustentabilidade, promovendo um aumento das áreas verdes com mais árvores, eles também terão consciência cidadã. Daqui a alguns anos, quando passarem por aqui e verem a área sombreada e arborizada, saberão que tiveram participação na implantação desse parque linear, que contou com a colaboração deles”, destacou.
Corredores verdes
O parque faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana que prevê a implantação de corredores verdes em áreas de grande contingente populacional e fluxo viário como as avenidas Civit, Talma Rodrigues Ribeiro, Paulo Pereira Gomes e Eldes Scherrer Souza.
Entre a importância da arborização para o município está a melhoria da qualidade do ar, já que as árvores são responsáveis pela produção de oxigênio e pela redução da poluição atmosférica, ajudando a melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas.
Também está o controle da temperatura já que a presença de árvores nas ruas e praças ajuda a controlar a temperatura, reduzindo os efeitos do calor excessivo e tornando o clima mais agradável para os habitantes.
Sistema viário
O Sistema Viário Sérgio Rogério de Castro, que engloba a ampliação e revitalização da avenida Civit I e construção de um parque linear, será inaugurado na próxima segunda, dia 2.
O trecho de 2,4 quilômetros vai proporcionar mais fluidez no trânsito para os mais de 13 mil veículos que trafegam na região diariamente, além de impactar positivamente os mais de 60 mil habitantes que vivem em 16 bairros do entorno.