Comunicação persuasiva é tema de capacitação na Secom

O objetivo é levar informações confiáveis e transparentes

Comunicação persuasiva é tema de capacitação na Secom


Texto: Anete Lacerda - Foto: Samuel Chahoud

A equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) passou por mais um momento de capacitação na tarde desta quarta-feira (4). Esse é o quinto encontro voltado para este fim e o tema do dia foi “Escrita Persuasiva”. Falou sobre o assunto Thais Lima, especialista em  growth e marketing, que é copywritter na Yooga Tecnologia.

Thais destacou que mais que atrair, a escrita persuasiva ajuda a reter o público-alvo através de um texto simples e claro, que toca o coração das pessoas através de dois caminhos: da dor ou da ganância, promovendo o engajamento desse público.

Lembrou que é preciso estar atenta aos diversos perfis e seguir os princípios básicos da comunicação persuasiva:  levar informações confiáveis, que reflitam transparência e provoquem o senso de pertencimento dos leitores/usuários.

“É preciso comunicar com autoridade e credibilidade, usando dados, histórias e depoimentos reais, dispor de especialistas e fontes confiáveis, para, com clareza e simplicidade, despertar a emoção das pessoas e ser acessível aos leitores a que se destina”, frisa.

Mais que isso, usar textos e imagens tão persuasivos que levem o leitor a se movimentar em direção à ação proposta. O comunicador tem também a responsabilidade, alerta Thais, de ter a ideai central com o diferencial de atrair imediatamente a atenção(big ideia).

“Cabe a esses profissionais identificar o problema, definir a solução, criar uma promessa que conecte essa solução com a emoção, seja através da urgência, escassesz ou reciprocidade”, ressalta.

Mas a especialista faz outro alerta: a comunicação, através dos chamados para a ação (call to action) devem deixar claro ao público o que ele deve fazer, para que o ciclo de comunicação se complete. “É preciso evitar os erros que comprometem a comunicação persuasiva, que são o uso excessivo de jargões, a falta de clareza e os textos longos e desorganizados”, adverte.

Para Deborah Hemerly, secretária de Comunicação, ter mais esse encontro com a equipe é fundamental porque mostra a importância da comunicação assertiva, especialmente quando se trata de uma prefeitura que precisa dialogar sem ruídos com os moradores do município.

“Temos uma equipe de grandes profissionais, mas o aprendizado contínuo é imperativo para quem quer e precisa se comunicar de forma clara e acessível”, conclui.