Crianças do CMEI Vovó Ritinha realizam atividades com sementes
Unidade de ensino de Manguinhos promoveu oficina de confeccão de bolinhas de argila contendo sementes coletadas e fornecidas pelos povos indígenas de Aracruz

Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
A criançada e suas famílias celebraram o mês do Meio Ambiente, no CMEI Vovó Ritinha, em Manguinhos, confeccionando um objeto curioso: as “bombas de sementes”.
Eles tiveram um bate-papo com o paisagista convidado Gilmar de Oliveira, da empresa Voglio, e foram modelando juntos os objetos, que são bolinhas de argila contendo sementes. Tudo fez parte da programação da festa “Imersão Sementes: Plantando Sonhos”.
Cada receptáculo foi preenchido com sementes de aroeira, araçá amarelo e cajazinho, coletadas pelos povos indígenas de Aracruz.
“A ideia é que as famílias as lancem depois em áreas que precisam ser reflorestadas ou até mesmo nos quintais das casas das crianças. É uma técnica japonesa sustentável. A bolinha de argila protege as sementes do sol e da chuva mas é absorvida pelo solo, facilitando a germinação delas”, explica a diretora do CMEI, Cláudia Costalonga.
O encontro, que aconteceu na última sexta-feira (14), também teve espaço para um musical estrelado pelos pequenos exaltando a Natureza, distribuição de mudas e plantas nativas vindas do Horto Municipal e contação de histórias com a professora e coordenadora da Educação para Jovens e Adultos (EJA), Alixandra Dantas.