Futuros agentes da GCM Serra participam de aulas de armamento e tiro
150 agentes participaram do curso
Texto: Mariana Santos
- Foto: Edson Reis - PMS
Esta quarta (27) e quinta-feira (28) foram marcadas pelas aulas de tiro dos 150 alunos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal da Serra. Os futuros agentes da GCM passaram o dia fazendo o curso de instrução de armamento e tiro, no Clube de Tiros da Polícia Civil, em Carapina.
As aulas foram ministradas pelo instrutor Dilson Nunes, presidente-diretor do Sindipol, Sindicato da Polícia Civil do Espírito Santo.
“É de fundamental importância essa capacitação da Guarda da Serra. É uma capacitação inédita, de 150 agentes que vão agregar nas forças de segurança. Eles são capacitados em armas curtas, longas, pistolas, espingardas. Vão sair daqui totalmente habilitados e capacitados para atender o município”, disse ele.
No curso, os alunos realizam cerca de três provas teóricas e três provas práticas. As aulas têm carga horária de 160 horas. A iniciativa faz parte do curso de formação, uma das etapas obrigatórias para que os candidatos assumam seus postos na corporação.
Joel Lyrio, secretário da Defesa Social da Serra, falou sobre a importância do curso. "Esta capacitação dos Guardas Municipais tem a visão da utilização da arma de fogo pela ótica da proteção, ou seja, de defesa. Neste curso a intenção é que todos os participantes tenham o aprimoramento, mas a exata responsabilidade na utilização do armamento bélico como sendo a última alternativa. Por esta razão, foi intensificado esta qualificação, visando a preservação da vida", ressaltou.
Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de tiro defensivo, segurança no manuseio de armamento, e protocolos para situações de confronto armado.