Maio Amarelo: DOT participa de simulado de resgate de acidente nesta quarta-feira (29) em Laranjeiras

Evento será realizado em Laranjeiras, próximo ao Sistema Viário Eldes Scherrer

Maio Amarelo: DOT participa de simulado de resgate de acidente nesta quarta-feira (29) em Laranjeiras


Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis

A campanha do Maio Amarelo está chegando ao fim. E para marcar o encerramento e reforçar a conscientização sobre um trânsito seguro, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra participa de um simulado de resgate nesta quarta-feira, dia 29, às 9h. A realização é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O simulado de resgate acontecerá em Laranjeiras, na parte de cima da rotatória do Sistema Viário Eldes Scherrer, no trecho entre a rua 1A e a avenida Eldes Scherrer. O evento simula como funciona a dinâmica de resgate de um um grande acidente.

Para deixar a situação bem realista, outras instituições e forças de segurança também participarão, como o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A cena do acidente é construída com o propósito de conscientizar e impactar a população que trafega pelo local. Auto-escolas e escolas técnicas de Enfermagem também foram convidadas para participar. Para compor o simulado, alunos de instiuições privadas se envolvem na atuação.

Redução de mortes no trânsito

“Participar da quarta edição deste simulado é uma grande missão. Todos nós possuímos o objetivo de zerar as mortes no trânsito e a união das forças de segurança é essencial para alcançarmos esse resultado. Na Serra, estamos encaminhando para um ótimo resultado, já que o número de acidentes fatais caiu em mais de 35% em 2024”, afirma o diretor do DOT, Fábio Alves.

Na edição de 2023, o simulado representou um acidente entre um ônibus e um carro de passeio. Foram resgatadas 30 vítimas, sendo 27 com vida e três que foram a óbito no local. 

Interdição do trânsito

Das 9h às 11h de quarta-feira, o trecho entre a rua 1A e a Avenida Eldes Scherrer, até a altura do Sesi, será interditado para a realização do simulado de resgate. Como alternativa, os veículos que vierem da avenidas Central B e Copacabana, por exemplo, podem seguir pela rua 1A e, posteriormente, retornar à Av. Eldes Scherrer.

CONFIRA O TRECHO QUE SERÁ INTERDITADO: