Palestra na Secom destaca importância da criatividade na comunicação
O evento contou com a participação do publicitário Jean Zamprogno
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Filipe Oliveira
A Secretaria de Comunicação (Secom) realizou mais um encontro de capacitação na tarde desta quarta-feira (28) com o tema “Criatividade tipo exportação- como trabalhar a economia da atenção”, abordada pelo publicitário Jean Zamprogno, capixaba nascido em Noval Almeida e diretor executivo de criação da agência de publicidade AKQA Bloom, sediada em Miami, na Flórida.
Sua agência tem vários cases premiados com o Leão de Ouro em Cannes, o maior reconhecimento do mundo na área de publicidade, que escolhe os trabalhos de excelência em comunicação criativa.
Zamprogno diz, brincando, que quando os capixabas da área de publicidade que trabalham fora do país se encontram, costumam dizer que o Espírito Santo tem talento tipo exportação e o maior número de leões per capta.
Esclarecendo dúvida de profissionais da Secom quanto à dificuldade de insigths, o publicitário ressalta que a ideia é a parte mais fácil do trabalho porque as informações estão guardadas na cabeça esperando uma conexão de pontos.
O problema maior, segundo Jean, é que a maioria são ambiciosas demais e aparentemente impossíveis, levando à resistência dos clientes e esbarrando em pessoas conservadoras. “É nesse momento que 99% das pessoas desiste”, destaca Zamprogno.
O que, segundo ele, não acontece com ele e sua equipe, que aprenderam a esperar pacientemente, até quatro anos, para superar as objeções e vencer o processo pelo cansaço.
“Aprendi a não largar o osso em nenhuma hipótese. Entregávamos além do que era pedido e os clientes finalmente compravam a ideia, o que deu visibilidade enorme ao nosso trabalho. O resultado é que passamos a ser mais ouvidos”, enfatiza.
Jean Zamprogno frisa que sempre é preciso vencer o medo dos gestores para que as pontas possam ser conectadas e as oportunidades aproveitadas e novos públicos, especialmente o mais jovem, alcançado.
Citou algumas campanhas premiadas, entre elas a da Coca-Cola/Fanta, que aproveitou uma fala homofóbica em relação às duas bebidas ("Essa Coca é Fanta") para reverter o resultado. Foram produzidas latas de Coca Cola com a o rótulo “Essa Coca é Fanta”, com o conteúdo realmente com Fanta Laranja.
Os executivos da empresa defendiam que a coca era para todos, e não apenas para o público LGBTQIA+, mas a campanha fez um estrondoso sucesso e ganhou prêmios. “Usamos o conceito da engenharia reversa e isso repercutiu de forma poderosa na mídia. A publicidade tem a capacidade de mudar comportamento”.
Outra campanha foi o lançamento de um novo produto, a cerveja Corona com Vitamina D. “É preciso ir além da publicidade e realmente oferecer produtos que ofereçam benefícios à saúde. É importante não perder de vista que além da publicidade, é preciso entregar resultados positivos”, frisa.
São muitas campanhas bem-sucedidas e premiadas, mas para isso é preciso garantir a força das boas ideias, que atropelam posicionamentos contrários. “Acabamos entregando muitas coisas que ninguém espera. Com isso ajudamos a recuperar a relevância dos produtos e a empoderar comunidades inteiras”, pontua.
Deborah Hemerly, secretária de Comunicação, fala da importância desses encontros com profissionais tão conceituados no mercado para o aperfeiçoamento da equipe.
“Temos excelentes profissionais na Secom com idades, perfis e experiências diferentes. Tenho certeza que todos saímos daqui com o olhar mais aguçado para o compromisso de entregar um trabalho que promova resultado e interação com os moradores da Serra. Só tenho a agradecer por essa experiência”, finaliza.