Serra 468 Anos: Sedir beneficiou mais de 115 mil pessoas com ações de cidadania e direitos humanos em 2024
Houve crescimento em relação aos anos anteriores. Em 2022 foram 78.135 moradores alcançados e em 2023 foram 86.654 pessoas atendidas
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Secom
Entre janeiro e outubro de 2024, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), por meio de seu Departamento de Direitos Humanos, realizou 81.913 atendimentos, beneficiando 115.700 pessoas.
Esse número representa um aumento significativo em comparação aos anos anteriores: em 2022, 78.135 moradores foram atendidos, e, em 2023, o número subiu para 86.654.
Os números expressivos coroam o trabalho realizado nos últimos quatro anos pela Sedir, sempre levando ações de cidadania para os serranos.
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota, reforça a missão o órgão.
“Nosso compromisso é garantir que todos os moradores da Serra tenham pleno acesso à cidadania e aos seus direitos. Trabalhamos para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde ninguém fique para trás", enfatiza.
Confira os destaques da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania:
Serra + Cidadã
Através do projeto Serra Mais Cidadã, 76.221 pessoas foram beneficiadas em 2024 por 96.360 atendimentos, com serviços e ações voltados ao bem-estar da população.
O programa Serra+Cidadã foi idealizado para oferecer serviços e proporcionar aos moradores da Serra serviços e benefícios em suas comunidades. As ações englobam do lazer à Saúde, e são baseadas nos valores de “igualdade social”, “cidadania” e “Espírito Empreendedor”.
O programa reúne secretarias municipais, parceiros e colaboradores locais, levando prioritariamente aos bairros de maior vulnerabilidade social os serviços públicos de maior demanda.
Cidadania nas Escolas
O projeto Cidadania nas Escolas e nas Comunidades alcançou quase 2 mil estudantes com rodas de conversa sobre diversidade, racismo, bullying, direitos das juventudes e outros temas fundamentais para a formação cidadã.
Inclusão para Pessoas com Deficiência
A Sedir distribuiu 3.269 cartões de prioridade para pessoas com deficiência e seus cuidadores e ofereceu formações sobre inclusão para servidores e moradores da cidade.
Centro Municipal das Juventudes
Os Centros Municipais das Juventudes de Boa Vista e Planalto Serrano ofereceram atividades culturais, esportivas e educacionais para 6.971 jovens, promovendo um ambiente de aprendizado e convivência.
Proteção de Direitos
A Sedir acompanhou 180 pessoas que tiveram seus direitos violados, prestando orientações e apoio.
Apoio à Diversidade
Foram realizadas ações para o público LGBTI+, incluindo mutirões para retificação de nome e eventos de formação, beneficiando mais de 21 mil pessoas, com destaque para o XIV Manifesto LGBTI+, que atraiu 19 mil participantes.
Atenção à População em Situação de Rua
Por meio do Comitê Intersetorial, foram elaboradas propostas para uma nova política de atendimento às pessoas em situação de rua, além do atendimento direto a 59 pessoas.
Departamento de Promoção de Igualdade Racial (Depir)
Entre janeiro e novembro de 2024, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania(Sedir), a partir do Departamento de Promoção de Igualdade Racial(Depir) alcançou diretamente em torno de 2.435 pessoas.
Ações realizadas:
Festejo de Queimado
Em março foi realizada a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos e da Celebração de Queimado.
O nosso sítio histórico foi palco da revolta dos escravizados. Este evento que tem por objetivo reavivar a história de luta do povo negro.
Participantes: em torno de 600 pessoas.
Julho das Pretas
No Julho das Pretas, em alusão ao dia 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, e também, Dia Municipal da Mulher Negra, houve uma programação diversa na promoção do empoderamento negro feminino.
Foi realizado um cineclube no Centro Municipal das Juventudes, o XVIII Encontro das Coroas em Central Carapina, o Piquenique das Pretas no Parque da Cidade e o Webinário Mulheres Negras e suas Potências em formato online, ao todo, com cerca de 220 pessoas de público.
Momentos Formativos
Em 2024 o Depir realizou formação em 21 escolas, atingindo cerca de 1470 pessoas entre alunos e professores, e também formações com servidores de secretarias e instituições parcerias, como por exemplo, Sesa, Seter e o Centro Municipal das Juventudes.
Formação temática para servidores públicos
Foi realizada formação sobre a temáticaConsciência Racial no Serviço Público, com público total de 115 pessoas.
Novembro Negro
Realização do III Colóquio de Povos Tradicionais de Matriz Africana no dia 09/11, que alcançou 145 pessoas, e Resistência em Queimado, no dia 20. Na programação também um seminário sobre os Avanços das Políticas Públicas de Igualdade Racial na Serra, a Mostra Cultural Baile de Favela no CMJ de Jardim Carapina e a II Feira Afroempreendedora.
Outras Ações
- Cartilha Antirracista;
- Mapeamento Sociecômico dos povos e comunidades tradicionais;
- Criação do protocolo antirracista, em parceria com a Sedu;
- Criação do Comitê Técnico da Saúde da População Negra, em parceria com a Sesa;
- Participação ativa do Conselho Municipal de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Comppir), assim como, o seu fortalecimento por parte da secretaria.