Serra 468 Anos: gestão promoveu aumento no número de professores e cuidadores da Educação Especial

Número de professores e cuidadores mais que dobrou nos últimos quatro anos

Serra 468 Anos: gestão promoveu aumento no número de professores e cuidadores da Educação Especial


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Freepik

Nos últimos quatro anos, a Serra viveu uma expansão significativa no atendimento pedagógico à criança e ao estudante com deficiência.

A rede municipal conta atualmente com 937 professores de Educação Especial e 751 cuidadores. Em 2020, para comparação, eram somente 423 docentes. De lá para cá, foi aumento de mais que o dobro, ou 121%.

Com os cuidadores a mesma expansão: eram 153 há quatro anos. Hoje, o quantitativo representa quase quatro vezes mais (391%).

Os estudantes de Educação Especial somam 5.078 e incluem alunos com deficiência visual, auditiva, intelectual, autismo e altas habilidades ou superdotação. Dentro das políticas de inclusão, todos têm acesso aos conteúdos e disciplinas assim como os demais estudantes.

O professor de Educação Especial trabalha em regime colaborativo com o professor regente em sala de aula e também atua no contraturno, na oferta do atendimento educacional especializado. Quando o aluno não possui autonomia nas ações de higienização, alimentação e locomoção é disponibilizado o cuidador.

Todas as 148 unidades de ensino contam com cuidadores e professores de Educação Especial, conforme as necessidades de cada turno escolar, considerando as especificidades dos estudantes.

Além disso, a rede da Serra possui as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que realiza o atendimento educacional especializado no contraturno de matrícula.

Atualmente, são 58 salas em funcionamento, sendo ampliada a abertura das SRM também nos Centros Municipais de Educação Infantil com investimento municipal. Em 2020, eram 43 (aumento de 35%).

Para 2025, são planejadas a abertura de mais 33 SRMs.