Serra apresenta pontos turísticos em realidade virtual durante evento de tecnologia

A novidade está sendo apresentada na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Serra apresenta pontos turísticos em realidade virtual durante evento de tecnologia


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis

Conhecer a Igreja e Residência dos Reis Magos, as ruínas de Queimado e o monte Mestre Álvaro, num mesmo dia e sem sair do lugar. Isso é possível graças à tecnologia que está sendo utilizada no estande da Prefeitura da Serra na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

O evento acontece nesta segunda (25) e terça-feira (26), no campus do Ifes em Jardim da Penha, das 9 às 21 horas, e conta com diversos outros expositores.

Os visitantes do espaço da Prefeitura da Serra também podem passear por outros pontos turísticos do município com um simples toque em uma tela. Centenas de estudantes já passaram pelo local e aprovaram as novidades. 

Durante a abertura da Semana, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, afirmou que na Serra a inovação é prioridade para a gestão da cidade.

“Contamos com uma secretaria voltada exclusivamente para o desenvolvimento da inovação tanto para melhorar o trabalho dos servidores, quanto para agilizar os serviços para o cidadão. Eventos como esse que estamos participando são valiosos para troca de experiências e disseminação de informações” afirma o titular da Secretaria. 

O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, falou durante a solenidade sobre um importante documento assinado no evento, que é  o contrato com as aceleradoras do Projeto Sementes do Rio Doce, feito no evento.

“O projeto será desenvolvido nos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra, onde 50 startups promoverão o desenvolvimento e fomento a negócios e ao empreendedorismo na região” explicou Bruno. 

Debate

Pedro Trindade ainda participou durante esta manhã de evento de uma mesa redonda que reuniu Lamas, Jadir Pela e o Professor Everlan, para juntos debaterem sobre  o panorama atual da ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo.

Durante sua fala, Trindade ressaltou como foi feito o processo de transformação digital na Serra, que eliminou os processos em papel e inseriu os serviços em uma plataforma digital.

“Além da implantação de um sistema online, investimos em capacitação para os servidores se sentirem confortáveis com a nova ferramenta de trabalho", falou. 

Pedro também falou sobre a importância do InovaSerra, um ecossistema que fomenta a inovação por meio do poder público, academia e setor empresarial. 

Programação

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia ainda fala nesta segunda às 16h40, sobre a experiência de construção do InovaSerra com base no conceito de tríplice hélice da inovação.

Já na terça, 26, às 10h30, o gerente de geoprocessamento da Prefeirura da Serra, Luciano Cajaíba, fará uma palestra no encontro para explicar sobre o projeto Serra 360º, que apresenta fotos de pontos turísticos, históricos e culturais do município, oferecendo para um tour tirtual para turistas, munícipes e demais interessados; e que também será integrado ao Google Maps e Story Maps.