Serra quer aderir ao Susaf e ampliar mercado da agroindústria local de pequeno porte
Objetivo é estender a comercialização da produção local, hoje restrita aos limites do município, a todo o Espírito Santo
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Seap/Divulgação
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Serra passou por uma auditoria na última terça-feira (13), feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
A ação é uma das três últimas etapas para a assinatura de adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).
O Susaf é um sistema que promove a equivalência entre os serviços de inspeção do município (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal.
Na prática, o Susaf/ES amplia a comercialização dos produtos, que, inicialmente, era restrita apenas aos limites da Serra e possibilita a venda em todo o território capixaba.
A auditoria teve o acompanhamento do secretário de Agricultura, Agroturismo e Pesca, Claúdio Denicoli, e a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto.