Serra + Saúde será lançado na Unidade Regional de Jacaraípe neste sábado (11)

O evento consiste em um mutirão de serviços de saúde com Plantão da Influenza, consultas médicas, PSA, preventivo, entre outros

Serra + Saúde será lançado na Unidade Regional de Jacaraípe neste sábado (11)


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação-Secom/PMS

No sábado (11), a Unidade Regional de Saúde (URS) de Jacaraípe abre as portas para a primeira edição do Serra + Saúde, que será realizado das 8 às 17 horas.

No evento, além de ações voltadas à saúde do homem em razão do Novembro Azul, está previsto a realização de mais de mil consultas e serviços, que vão desde de encaminhamentos para exames ao Plantão da Influenza. 

O objetivo é fortalecer a promoção à saúde com ações de prevenção e educação, além de ampliar o acesso da população aos serviços com atendimento aos finais de semana, aumentando a oferta de solicitações e encaminhamentos de exames e de consultas com especialistas. 

Entre os serviços ofertados estão: 

- consulta médica com especialistas (oftalmologista, neuropediatra, dermatologista, psiquiatra, ortopedista, cardiologista, urologista); 
- atendimento com clínico geral, pediatra, dentista (infantil e adulto); 
- coleta de preventivos; 
- encaminhamento para exame de PSA; 
- Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS) e atividade em grupo com equipe da saúde mental; 
- pesagem do Bolsa Família; 
- dispensação de medicamentos; 
- testes rápidos (sífilis e hepatites B e C)
- Vacinação contra influenza e Covid-19, além das doses preconizadas pelo Calendário Nacional de Vacinação.

Exame de PSA

Em razão do Novembro Azul, no evento Serra + Saúde serão disponibilizados 300 encaminhamentos médicos para a realização do PSA, visando a detecção precoce do câncer de próstata, que se inicia com o exame de sangue conhecido como Antígeno Específico da Próstata (PSA). Ele é indicado sob critério médico e para pacientes com sintomas inespecíficos a partir dos 50 anos, e a partir dos 45 naqueles com histórico familiar, obesos e afrodescendentes, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Plantão da Influenza

Visando ampliar a cobertura vacinal da influenza, a Secretaria de Saúde da Serra reforça a importância da imunização contra a doença, mesmo após o período de inverno. É necessário se vacinar contra influenza todos os anos, pois os vírus sofrem modificações e os que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves, internações ou até mesmo óbitos. Além das doses contra influenza, no Serra + Saúde também estarão disponíveis vacinas contra Covid-19, além das preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.