Casa da Rosa terá roda de conversa sobre saúde mental nesta sexta (14)
A Casa da Rosa fica na Praça das Dálias, no Bairro Feu Rosa
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Edson Reis
Há algo em sua vida que te paralisa? Essa é uma das perguntas que nortearão o papo em uma roda de conversa na Casa da Rosa com as frequentadoras do local, nesta sexta-feira (14). O encontro é das 15 às 17h.
As profissionais convidadas são a professora, psicanalista, doutora em psicologia social e pós-doutora em saúde mental e fundadora do Instituto Equilybrio, Rosa Maria Guimarães, e Nanda Costa, psicóloga, psicanalista, professora e gerente de projetos psicossociais do Equilybrio.
O objetivo é sair com mais informações sobre o que paralisa, causa medo, tristeza e de que forma as mulheres conseguem avançar para a superação de inseguranças, angústias, desesperança e solidão, entre outros fatores.
Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para Mulheres, destaca que a Casa da Rosa nasceu com o objetivo de fortalecer as mulheres serranas que querem empreender, e que levar informações sobre a saúde mental é de fundamental importância.
“Vivemos um tempo em que as pressões de todos os lados desestabilizam e é preciso tocar nesse assunto para que saibamos como lidar com os obstáculos com o equilíbrio possível que nos faça avançar de forma mais segura e com mais saúde”, enfatiza Lilian Mota.
A professora Rosa Maria diz que tratar de temas como esse num equipamento público como a Casa da Rosa é importante porque as demandas em saúde mental aumentaram exponencialmente na contemporaneidade e foram acirradas pela pandemia da Covid-19.
Segundo a professora e psicanalista, na pós-pandemia não há como negar que informações desencontradas para novas necessidades em saúde mental esbarram na falta de oportunidades nos aparatos públicos e particulares de saúde.
“A Casa da Rosa se mostra um marco para a saúde mental das mulheres da Serra, oportunizando rodas de conversa, bem como informações seguras e assertivas . Além de trabalhar nos grupos, o acolhimento, pertencimento, identificação também são importantes”, pontua.
Rosa Maria Guimarães frisa que a palestra com o tema “O que lhe paralisa?” é uma inserção e conscientização que o autocuidado pode romper com ideias de insuficiências e incapacidades que moldam o pensamento.
“Essas ideias promovem a paralisação de projetos e sonhos, tão importantes para a autovalorização, autoestima, motores para a resolução e elaboração de problemas e conquista da saúde mental”, conclui.
A Casa da Rosa fica no meio da Praça das Dálias, no Bairro Feu Rosa. Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 98182-1023.