Mais uma Casa da Rosa na Serra: entrega foi feita nesta sexta (13)

A nova unidade fica no Bairro das Laranjeiras, na Grande Jacaraípe

Mais uma Casa da Rosa na Serra: entrega foi feita nesta sexta (13)


Texto: Mariana Santos - Foto: Dayana Souza

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), inaugurou nesta sexta-feira (13) a segunda unidade da Casa da Mulher Empreendedora, conhecida como Casa da Rosa, no Bairro das Laranjeiras.

A Casa da Rosa foi construída do zero e conta com ambientes climatizados. O investimento total foi de R $659.814,86. Entre os espaços estão: 
- Salão multiuso;
- Cozinha;
- ⁠Área de serviço;
- Banheiros femininos e masculinos com acessibilidade;
- ⁠Sala administrativa;
- ⁠Sala de inovação e costura;
- Além disso, foi revitalizada uma praça ao entorno da Casa da Rosa, com paisagismo, bebedouro, calçada cidadã e Wi-Fi livre.

O prefeito da cidade, Sergio Vidigal, participou da inauguração e expressou a felicidade em realizar mais uma entrega significativa.

“Estamos entregando a nossa segunda Casa da Rosa e qual é a motivação? Tratar as mulheres que aqui terão a oportunidade de alcançar a independência, autonomia e enfrentar qualquer tipo de violência. Essa casa vai oferecer vários serviços às mulheres como área de beleza, área de confecção de artesanato e várias atividades que são usadas para dar a oportunidade a elas”, disse ele. 

Assim como a unidade de Feu Rosa, o novo espaço oferecerá cursos de artesanato e trabalhos manuais, incluindo crochê, bordado e costura criativa. 

Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, também esteve presente e reforçou a importância do equipamento.

“Este equipamento aqui na Grande Jacaraipe vai trazer empoderamento para as mulheres, principalmente na parte do empreendedorismo. São mulheres que vão ocupar esses espaços para também ocupar locais na sociedade, que às vezes ela deixou de frequentar para cuidar de uma casa, de uma família, quando às vezes se privou de ser ela para cuidar do outro. Então, aqui é um espaço onde ela passa a ser ela”, explicou. 

Além disso, serão realizadas rodas de conversa e palestras motivacionais, com o intuito de apoiar as mulheres na busca por autonomia financeira, visibilidade e realização de seus projetos pessoais e profissionais.

Mais do que um local de aprendizado, a Casa da Rosa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da diversidade e a promoção de um ambiente inclusivo. 

Vânia Cristina é moradora do bairro e já frequentava a primeira Casa da Rosa, em Feu Rosa. Nesta sexta ela comemorou a inauguração do espaço mais próximo a ela.

“Eu fui vítima de violência doméstica e assistente social do IML me encaminhou para Casa da Rosa. Fui muito bem acolhida lá. Eu estava com depressão, ansiedade e comecei a fazer um curso de cuidador de idosos, depois foi só alegria. A Casa mudou minha vida completamente, eu saí da depressão”, contou ela. 

O espaço também oferece suporte emocional e estímulo ao desenvolvimento pessoal, fortalecendo as oportunidades de crescimento e protagonismo feminino na cidade.