Mais de 1 milhão de pacientes já foram atendidos nas farmácias da Serra em 2024

A Prefeitura da Serra já investiu, em 2024, mais de R$ 17,6 milhões em medicamentos para as farmácias da rede municipal de saúde

Mais de 1 milhão de pacientes já foram atendidos nas farmácias da Serra em 2024


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

Esta semana, a Secretaria de Saúde da Serra ultrapassou o número de 1 milhão (1.027.195) de pacientes atendidos em farmácias da rede municipal em 2024. O município também manteve o Índice de Abastecimento de Medicamentos acima de 96% até o momento neste ano. 

Atualmente, este Índice está em quase 100%, com 97,85%. Isso indica regularidade no abastecimento dos estoques de medicamentos para a população. O percentual  é superior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 80%. 

Somente este ano, já foram dispensados 2.637.441 medicamentos nas farmácias da Secretaria de Saúde da Serra, um investimento superior a R$ 17.639.169,70. No total, há 280 medicamentos disponíveis com recursos da própria Prefeitura da Serra. 

Transparência

É disponibilizado o Painel de Medicamentos (Lei Federal 14.654 de 2023) no site da Prefeitura da Serra (https://agendamentosaude.serra.es.gov.br/estoque-medicacao), que apresenta de forma detalhada o estoque de medicamentos em cada uma das 40 unidades de saúde do município. É possível realizar buscas pelo nome do equipamento de saúde e pelo nome da medicação. 

A Secretaria de Saúde da Serra também disponibiliza no site da Prefeitura da Serra informações sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEME) e os medicamentos ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Programa "Aqui tem Farmácia Popular", disponível nas farmácias e drogarias conveniadas.

Dispensação de medicamentos 

Para retirar seu medicamento, o paciente deve recorrer, preferencialmente, a sua unidade de saúde de referência e estar cadastrado no local. Todas as 40 unidades de saúde da Serra possuem farmácias. 

Caso necessário o paciente pode recorrer ainda a Farmácia Central, que mudou de endereço e agora funciona anexa ao Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras. 

Em um espaço novinho, a Farmácia Central segue sendo uma opção nos finais de semana para quem foi atendido em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Pronto Atendimento Pediátrico, no HMMI ou em outros hospitais públicos.

A Farmácia Central funciona de domingo a segunda-feira, das 7 às 19 horas, inclusive nos feriados. O local realiza em média 4,5 mil atendimentos por mês. 

Vale ressaltar que para receber o medicamento, o morador deverá apresentar a receita emitida por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão SUS e seu CPF.