Serra realiza seminário para debater sobre a luta contra o vírus HIV e a AIDS
O diagnóstico precoce possibilita a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Edson Reis/Secom
Como parte da campanha do Dezembro Vermelho - mês de mobilização pela luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Secretaria de Saúde da Serra realiza na quinta-feira (19) o III Seminário de HIV/AIDS.
O evento acontece no auditório da sede da Secretaria, em Serra Sede, das 8 às 17 horas. A capacitação é voltada para servidores públicos da rede municipal de saúde. Na ocasião, será possível debater sobre assuntos como: direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS; dados epidemiológicos; preservativos; avanços no tratamento de PVHA; abordagem multiprofissional; entre outros.
Em dezembro, também foram realizadas rodas de conversa com café da manhã para pacientes do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Serra.
Foram momentos de reflexão, nos quais foram abordados temas como combate aos estigmas e preconceitos, a importância da adesão ao tratamento e a questão do indetectável (intransmissível).
Na Serra, há várias ações de promoção e prevenção à saúde e, além disso, os pacientes que precisam também encontram tratamento.
Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, assim como preservativos, são encontrados gratuitamente em qualquer uma das 40 unidades de saúde da rede municipal, assim como no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). O resultado sai em alguns minutos. A sua realização é muito importante, pois o diagnóstico precoce possibilita a assistência adequada ao portador do vírus, controlando o desenvolvimento da doença.
CTA/SAE
Já no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE), os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites B e C encontram orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional, além de acompanhamento médico e laboratorial. O local possui farmácia especializada para estes agravos e realiza a profilaxia Pré-Exposição Sexual ao HIV (PrEP).
A equipe do CTA/SAE também oferta ao longo do ano capacitações e palestras com o intuito de qualificar ainda mais os servidores da rede municipal de saúde, além de ações de testagem em locais de grande circulação de pessoas. O serviço funciona das 7 às 19 horas, e atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizado na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.
Serviço
Evento: III Seminário Municipal de HIV/AIDS: zero discriminação
Data: 19/12/2024
Local: auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Rua Domingos Martins, 181, Serra Sede.
Horário: das 8 às 17 horas
Programação:
8 horas - acolhimento
8h30 - abertura do Seminário
8h35min - mesa de abertura com a presença da coordenadora Estadual de IST/HIV e Hepatites Virais, Julimar França.
8h50 - O CTA/SAE e fluxos - Fique sabendo, com o gerente do CTA/SAE, o psicólogo Angelo Eduardo C. Dias
9h30 - Panorama epidemiológico do HIV - Do mundo à Serra, com a Referência Técnica de HIV e Hepatites da Vigilância Epidemiológica Municipal, Márcia de Lourdes Ferreira.
10h - Avanços no tratamento de PVHA - O que era ontem não é hoje!, com o médico da família e comunidade, Rafael Machado.
11h - dúvidas e perguntas
11h30 - almoço
13h - Resultado de HIV: deu positivo, e aí?, com a enfermeira do CTA/SAE, Regina Célia Barbosa de Laet.
13h30 - Zero discriminação: estigmas e preconceitos - O olhar de quem vê e de quem sente, com Thiago Rodrigues e Daniel Sathler, ambos representantes da RNP+
14h30 - PEP e PrEP - De onde saímos, onde estamos e para onde vamos, com o enfermeiro do CTA/SAE, Diego Valentin
15h - Coffee break
15h30 - Oficina "Desmistificando os preservativos - Eu não preciso! Será?”, com o gerente do CTA/SAE, o psicólogo Angelo Eduardo C. Dias
16h - Dúvidas e perguntas
17h - Encerramento