Mês do livro: escolas e Cmeis trabalham a importância da leitura com teatro, piquenique e contação de história
Programação nas unidades escolares da Serra é repleta de momentos lúdicos para formar novos leitores

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Abril é o mês do livro e, para celebrar a importância da leitura em todas as fases da vida, as escolas e centros municipais de educação infantil da Serra realizaram uma programação variada com teatro, contação de histórias e até inauguração de biblioteca. O mês contempla duas datas muito importantes para o incentivo à leitura: o Dia do Livro (23) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18).
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Mauro, em Morada de Laranjeiras, as comemorações incluíram a inauguração da Biblioteca Francisco Aurélio Ribeiro. Homenageado, o escritor capixaba esteve presente na unidade nesta quinta-feira (23). Lá também foram realizadas apresentações musicais e caracterização de personagens, além de um recital de poesias, como encerramento de um projeto realizado pela professora Cida Bonomo. A diretora Adriana Teodoro destaca que a biblioteca é uma conquista e um sonho da comunidade escolar. “Queremos com esse novo espaço contribuir com o aumento de alunos leitores”, destaca.
Bonecas
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nilda Vanette, em Valparaíso, realizou uma semana literária, marcada por um espetáculo repleto de criatividade, afeto e imaginação. Protagonizada pelas bonecas Zazá e Zezé, a apresentação “Um conto por um ponto” levou as crianças a uma viagem inesquecível pelo mundo das histórias. Muitos dos pequenos foram vestidos como seus personagens favoritos das histórias infantis.
Para a diretora Simone Smiderle, momentos como esses são fundamentais para fortalecer o vínculo das crianças com a leitura. “Acreditamos que a literatura tem o poder de transformar vidas. Ao proporcionar experiências lúdicas e afetivas como essa, plantamos a semente do encantamento pela leitura desde os primeiros anos”, ressalta.
Emília e piquenique
No Centro Municipal de Educação Infantil Profª Marilda Rodrigues Carvalho, em Colina da Serra, o mês do livro foi celebrado com um momento de contação de histórias e um piquenique literário. No momento de contação de histórias, realizado no último dia 15, as crianças foram surpreendidas pela Emília, uma das principais personagens da obra de Monteiro Lobato, escritor que teve a data de nascimento como inspiração para o Dia Nacional do Livro Infantil.
Já no piquenique literário, cada "cantinho" era ocupado por um professor contando uma história diferente. “Nossa proposta foi gerar um momento lúdico de socialização e interação para estimular a imaginação, a criatividade e o conhecimento do mundo. Dar oportunidade para a criança desde cedo folhear os livros, ouvir uma história, ter esse contato com a leitura, é muito importante. O interesse e a imaginação que esses momentos despertam é fundamental para a vida”, destaca a diretora Fabíola de Moraes Borges Fontoura.