Procon 23 anos: órgão fez mais de 6 mil atendimentos neste ano

Criado na primeira gestão do prefeito Vidigal no município, órgão é referência na defesa dos direitos dos consumidores

Procon 23 anos: órgão fez mais de 6 mil atendimentos neste ano


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Neste mês o Procon Serra completou 23 anos. Criado em 2001, na primeira gestão do prefeito Sergio Vidigal no município, o órgão é uma referência na defesa dos direitos dos consumidores serranos. 

Neste ano, de janeiro ao dia 22 de maio, foram realizados 6.777 atendimentos, dos mais diferentes assuntos. A lista é liderada pelas reclamações a respeito de serviços financeiros, com 2.358 atendimentos no período. 

O número é referente aos atendimentos rotineiros na sede do Procon e aos realizados em eventos como o Serra + Cidadã, Procon nos Bairros, Conta Comigo e ações comemorativas nos terminais rodoviários. 

“Desde 2021, com o início da atual gestão municipal, o Procon Serra tem procurado expandir a área de atuação, indo para mais perto das comunidades, como nos mutirões de serviços promovidos pela Prefeitura”, explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota. 

A secretária destaca, ainda, que uma das marcas desta atual administração é promover ações de renegociação de dívidas com empresas diversas. Neste período, de janeiro de 2021 a 22 de maio, os eventos promovidos pelo Procon Serra resultaram no valor de R$ 6.877.261,92 em dívidas renegociadas. 

No total, nestes últimos três anos, foram feitos 39.132 atendimentos. 

RANKING - RECLAMAÇÕES EM 2024 (ATÉ 22/5/2024):

1) Serviços financeiros: 2.358 atendimentos;

2) Água, energia e gás: 450 atendimentos;

3) Telecomunicações: 427 atendimentos;

4) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 294 atendimentos;

5) Demais Produtos: 278 atendimentos;

6) Demais Serviços: 207 atendimentos;

7) Saúde: 139 atendimentos;

8) Produtos de Telefonia e Informática: 101 atendimentos;

9) Educação: 75 atendimentos;

10) Transportes: 40 atendimentos;

11) Turismo/Viagens: 28 atendimentos.

12) Alimentos:  7 atendimentos;

13) Habitação:  2 atendimentos.