Dia do Meio Ambiente: Serra terá programação durante todo o mês de junho

Palestras, roda de conversas com crianças e estudantes e ações de limpeza estão na agenda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Serra terá programação durante todo o mês de junho


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

A Prefeitura da Serra irá celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), com uma programação que vai se estender ao longo de todo o mês de junho.

As temáticas são contemporâneas e incluem mudanças climáticas, sustentabilidade, aquecimento global e uso consciente do espaço urbano.

“Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, o Espírito Santo e o município da Serra não podem ficar alheios a essa discussão. Por isso, o Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, envolvendo o Meio Ambiente e a Educação, promoverá palestras, encontros e oficinas para debater a preservação dos recursos naturais, a arborização da cidade e a problemática dos resíduos sólidos e a reciclagem no município”, destaca a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Isis Menezes.

Tudo se inicia com roda de conversa sobre resíduos sólidos e reciclagem com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, a partir das 18h30. Os estudantes também vão participar de uma oficina de sabão caseiro, feito a partir do oléo usado de cozinha.

“O Uso e Ocupação do Solo e sua contribuição para as Mudanças Climáticas” é o tema da palestra ministrada pela engenheira ambiental da Semma e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Gabrielle Rossi, que acontece nesta quinta-feira (6) para servidores, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Educação, em Serra Sede.

Estão programadas também rodas de conversa com as famílias das crianças dos CMEIs participantes do projeto Recicla Escola a partir do dia 11 de junho. Nele, a unidade de ensino realiza a coleta seletiva e incentiva seus alunos a levarem essa postura para a sua própria casa e comunidade. 

O diálogo sobre meio ambiente também se estende aos alunos do 5º ao 9º anos das escolas da rede municipal. A garotada ficará mais por dentro de assuntos como preservação dos recursos naturais e arborização da cidade.

Está prevista para a manhã do dia 15 de junho uma grande mobilização de limpeza da Lagoa Baú, em Balneário Carapebus. A ação reúne Prefeitura da Serra, ONGs parcerias, entidades civis e moradores em prol da natureza.

O ápice da programação será no Parque da Cidade, no dia 29 de junho, a partir das 15h, com um grande encontro envolvendo a secretaria de Meio Ambiente, ONGs e demais instituições ligadas à causa ambiental. O tema é “Educação Ambiental: Cidadania, Conhecimento e Preservação".

Além disso, durante todo mês de junho, de segunda a sexta (manhã e tarde), haverá atendimento às escolas agendadas no Espaço Botânico do Parque da Cidade (Bromeliário, Orquidário, Jardim Sensorial e Jardim de Restinga) e atendimento e visitas escolares no Centro de Educação Ambiental Jacuhy (Projeto Caiman).

Ações de prevenção às mudanças climáticas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra enfatiza a prevenção em relação às mudanças climáticas, que, segundo estudos estão ligadas ao aquecimento global.

Por isso, destaca ações e projetos para mitigar o aumento da temperatura. Porém, é necessário que tais políticas sejam adotadas por todos os entes (municipal, estadual e federal), bem como por todos os demais municípios.

Na Serra, como medidas de prevenção, são mantidas unidades de conservação ambiental (APA Manguezal Sul, APA Estadual do Mestre Álvaro, APA Municipal da Lagoa Jacuném, APA Municipal do Morro do Vilante, Parque Natural Municipal de Bicanga) garantindo maior área verde no território da cidade e contribuindo para controle de temperatura.

Além disso, na iluminação pública houve 100% de substituição das lâmpadas antigas por luminárias de LED.

Atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra elabora um novo Plano Municipal de Arborização Urbana, com previsão de lançamento em outubro de 2024. Dados estimados contabilizam 26 mil árvores presentes na área urbana do município. O cálculo foi feito utilizando dados de 2019 por meio de geoprocessamento, daí a estimativa.

Entre os programas previstos no plano está a implantação de corredores verdes em áreas de grande contingente populacional e fluxo viário como as avenidas Civit, Talma Rodrigues Ribeiro, Paulo Pereira Gomes e Eldes Scherrer Souza.

No plano de mobilidade urbana, todo projeto viário deve contar com ciclovia, incentivando a opção por um modal que não promova queima de combustível fóssil.

Parques lineares

Outro projeto em elaboração que promove aumento de áreas verdes e combate à ocupação irregular é a implantação de parques lineares na área urbana do município.

Por preservarem os cursos d’água, recuperando rios e córregos, os parques lineares promovem uma maior impermeabilidade do solo nas várzeas, auxiliando no escoamento de água das chuvas e na diminuição de alagamentos e inundações. No momento, estudos são feitos para instalação de parques lineares em Serra Sede, Nova Almeida e Jacaraípe.

Programação do Mês do Meio Ambiente na Serra

Quarta (5)

- Roda de conversa sobre resíduos sólidos e reciclagem com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Flor de Cactus: palestra e oficina de sabão caseiro a partir das 18h30. Responsáveis: Departamento de Educação Ambiental e Departamento de Limpeza Pública.

Quinta (6)

- Palestra para servidores, a partir das 14h. Tema: O Uso e Ocupação do Solo e sua contribuição para as Mudanças Climáticas com a engenheira ambiental da Semma e Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Gabrielle Rossi. No auditório da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), em Serra Serra. Responsáveis: Departamento de Educação Ambiental e Núcleo

Dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de junho

Roda de conversa sobre resíduos sólidos e reciclagem com os pais de alunos dos CMEI’s participantes do Projeto Recicla Escola. Das 13h às 14h45. Responsáveis: Departamento de Educação Ambiental e Departamento de limpeza Pública.

Dias 11, 18 e 25 de junho

- Palestras sobre preservação dos recursos naturais para alunos do 5º ao 9º ano em unidades de ensino municipais. Horário: às 13h50 e às 14h40.

Dias 12, 19 e 26 de junho

- Palestra sobre arborização da cidade para alunos do 5º ao 9º ano em unidades de ensino municipais. Horário: 13h50 e 14h40.

Dia 15 de junho (sábado)

- Limpeza do entorno da Lagoa Baú, na Praia de Carapebus. Horário: das 08 às 11h. Parcerias: Amigos do Verde, associação de moradores, Departamento de Educação Ambiental (DEA).

Dia 29 de junho (sábado)

- Encontro no Parque da Cidade. Das 15h às 19h. Tema: Educação Ambiental: Cidadania, Conhecimento e Preservação. Responsável: Departamento de Educação Ambiental. 

Ao longo do mês, de segunda a sexta (manhã e tarde)

- Atendimento às unidades de ensino no Espaço Botânico do Parque da Cidade - Bromeliário, Orquidário, Jardim Sensorial e Jardim de Restinga

- Atendimento às escolas no Centro de Educação Ambiental Jacuhy - Projeto Caiman