Serra vai ganhar moderno sistema de gestão e controle da iluminação pública

A telegestão faz o monitoramento dos pontos de iluminação

Serra vai ganhar moderno sistema de gestão e controle da iluminação pública


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Arquivo Sese

A Serra dará mais um passo importante no setor de iluminação pública. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços, implantará a tecnologia de telegestão, que faz o monitoramento dos pontos de iluminação, comando de desligamento e faz o controle da intensidade luminosa.

Outra vantagem do novo sistema está relacionada aos acordos operacionais com a EDP, no qual o município pagará o valor que efetivamente consumirá e não mais por estimativa, conforme prevê a resolução 1000/2021 da ANNEL.

“A Serra dará mais um importante passo importante para tornar a iluminação pública inteligente, capaz de responder as evoluções tecnológicas aplicadas nas principais cidades do mundo em termos de gestão e controle”, afirma o secretário de Serviços, Enivaldo Dias.

O secretário explica que o novo projeto previsto para iniciar ainda no mês de dezembro igualará a Serra ao nível de grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. “Será um contrato de um ano de execução”, afirma.

O secretário destaca ainda que o município vai avançar na criação de uma rede lógica que no futuro permitirá o incremento de novas tecnologias atreladas às luminárias, como wifi, mapeamento de calor e outras.

Outro benefício é na abertura de chamados de manutenção, que poderá ser automática, reduzindo os tempos de restauração da falha.

Tecnologias

A Telegestão agrega as facilidades de gerenciamento remoto das luminárias, permitindo a medição real de consumo. E terá Relés Temporizados e Dimerizáveis, uma solução de menor custo para controlar o consumo de energia em praças, parques e outros locais com medição da EDP.

Esse dispositivo instalado nas nossas luminárias poderá economizar até 40% do consumo de energia, tornando o uso da luminária eficiente e sem desperdício, mantendo a luminosidade recomendada pela norma ABNT 5101/2024.

Os novos dispositivos vão gerar um novo ciclo de economia que ajudará a Serra absorver o constante crescimento da cidade com novos pontos de iluminação pública, sem aumentar o impacto orçamentário.

Com essa economia será garantida a continuidade de um serviço de manutenção de qualidade e com possibilidades de realização de grandes obras de iluminação pública, como a recente inauguração do novo sistema viário Sérgio Rogério de Castro, no Civit I.

100% LED

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura da Serra trabalhou incansavelmente na busca da melhoria de seu parque de iluminação pública, trocando 100% de seus logradouros por luminárias à LED, melhorando a sensação luminosa, alcançando áreas que ainda não tinham iluminação pública.

A Serra 100% LED também gerou uma economia anual de R$ 24 milhões, recursos que ajudaram o município a projetar um novo salto tecnológico.