Servidores da Prefeitura da Serra participam de ginástica laboral

O objetivo é contribuir para a redução dos sintomas osteomusculares, além de incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável dentro e fora do local de trabalho.

Servidores da Prefeitura da Serra participam de ginástica laboral

Texto: Anete Lacerda - Foto: Secom

Desde o mês de janeiro de 2022 os servidores da Prefeitura da Serra podem participar da ginástica laboral, que é disponibilizada em todos os setores. As aulas acontecem pela manhã e à tarde e a participação é opcional.

Segundo Denise Corrêa de Freitas, da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho e coordenadora do Projeto de Ginástica Laboral, em 2022 foram realizados 9.512 atendimentos - média de 792 atendimentos por mês.

Já em 2023 aconteceram 9.582 atendimentos - média de 798 atendimentos/mês. O objetivo, destaca Denise, é prevenir lesões por traumas cumulativos, entre eles as lesões por esforços repetitivos relacionados ao trabalho.

Outro objetivo é contribuir para a redução dos sintomas osteomusculares, além de incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável dentro e fora do local de trabalho.

“Os resultados observados são os relatos dos servidores que participam da aula. Muitos além dos benefícios relacionados à diminuição das dores no corpo, citam também a diminuição do estresse”, enfatiza Ricardo Pandolfi, secretário de Gestão e Planejamento.

Melhoras

Ruth Lea Correia da Silva Rosário, auxiliar de secretaria, destaca que possui algumas doenças ocupacionais como epicondilite lateral de um ombro, e bursite nos dois ombros e percebeu  melhoras após participar ativamente da ginástica laboral.

“Sem falar no bem-estar que promove, trazendo disposição e diminuindo, através dos exercícios,  a tensão no trabalho. Infelizmente alguns servidores não aderem , talvez por falta de informação ou realmente por não valorizarem esse projeto tão importante para a saúde física e mental dos servidores”, enfatiza Ruth Lea.

Outra que só tem elogios à ginástica laboral é Adriana Martins, professora de música e regente do coral dos servidores. Ela diz que  ginástica laboral promove o alívio das dores corporais devido à postura. É uma oxigenação no cérebro que ajuda a dar continuidade aos trabalhos.

“Algumas vezes já pensei em não participar por causas das muitas tarefas. Mas eu sei que essa pausa que parece uma interrupção que vai gerar atraso se reverte de modo oposto. Perde-se, entre aspas, um tempo. No entanto ganha-se um tempo de qualidade no momento posterior à ginástica laboral”, pontua.

Andréia Alves, diretora do Núcleo de Recursos Humanos, lembra que o setor está à disposição para esclarecimentos quanto aos horários da ginástica laboral, bem como para atender àqueles que querem solicitar a atividade.