Cadastro para adoção de pets pode ser feito por aplicativo, na Serra

O pedido é feito pelo Colab.

Cadastro para adoção de pets pode ser feito por aplicativo, na Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Os interessados em adotar um animal de estimação na Serra agora podem fazer a solicitação pelo aplicativo Colab. O pedido é feito clicando na opção "Meio Ambiente" e selecionando "Cadastro para Adoção: Cães e Gatos”.

Após o cadastro, a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente fará contato com o interessado para saber um pouco sobre a sua casa, família, estrutura, dentre outras informações, visando garantir uma adoção responsável.

Os cães e gatos disponíveis vem do programa Arca, que resgata, cuida e acolhe animais abandonados. Os pets são todos tratados, cuidados, castrados e aptos para ter uma família. Atualmente, há cerca de 400 animais para adoção, entre cães e gatos.

Colab

No aplicativo, as pessoas também podem solicitar o resgaste de animais feridos sem tutor, ou seja, cães e gatos que estejam na rua. Esse serviço começou a funcionar em outubro do ano passado e já recebeu quase 800 solicitações.

Funciona assim: o munícipe faz a solicitação do resgate com informações e foto do animal. A equipe recebe o pedido e, de forma ágil, recolhe o pet. O animal é levado para um rancho, onde recebe todos os cuidados necessários para sua recuperação. Após o tratamento, ele é disponibilizado para adoção.

O Colab ainda oferta mais 18 serviços públicos para o cidadão como denúncias da vigilância sanitária, tapa-buracos, recolhimento de entulhos, dentre outros. Para acessar, basta baixar o aplicativo, realizar o cadastro e fazer os pedidos.

Arca

O Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (ARCA), da Prefeitura da Serra, foi criado através do Decreto 2.274, de 2022. O programa também disponibiliza serviço de castração de cães e gatos para tutores do CadÚnico e protetores independentes.

A solicitação é feita o pelo endereço programaarca.serra.es.gov.br ou por meio do telefone 3291-2399 (atendimento da 8 às 17h).