Tradição e Cultura

Patrimônio histórico e cultural

O patrimônio histórico e cultural da Serra se remete ao período do Brasil Colônia. De grande expressividade cultural o município da Serra além do folclore  típico e da Igreja e Residência Reis Magos, encontra-se ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma das maiores revolta de escavos do Brasil, aqui liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

Aberto à visitação o Sítio Arqueológico de Queimado recebeu recentemente intervenções voltadas à sua conservação e e preservação da memória, como: totens explicativos, painéis ilustrativos e uma restruturação em aço.  

Na sede do município da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins acontece a tradicional fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro. Bem próximo, está a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu Histórico da Serra preserva valioso acervo mobiliário e artístico que representam uma fase da história local.

Impossivel falar do município da Serra sem mencionar o "Congo". Ocupando lugar das maiores expressões folclóricas e cultuarais do estado do Espírto Santo o  Congo da Serra, no ano de 2003, por intermédio da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC), recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, honraria máxima da cultura nacional.

 

Principais ativos turísticos:

 

Associação dos Artesãos da Serra-ES - ASAS

Contato: (27) 99613 7011

Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 722, Jacaraípe

Horário de visitação: Diariamente das 09:00h às 17:00h

      Temporada verão diariamente das 09:00h às 18:00h

 

Bandas de Congo

Contato: (27) 99795 2013

Site: www.abcserra.org.br

Principal manifestação da cultura capixaba, o congo se mantém vivo através da transmissão, entre as gerações, dos ritmos, músicas e danças tradicionais. Na Serra-Sede encontra-se a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), uma das principais entidades de proteção e preservação do patrimônio cultural capixaba.

 

Vila das Artes

Contato: (27) 9262-8663

Endereço: Rua Nossa Senhora de Lourdes, s/nº, Jacaraípe

Funcionamento: 9h30 às 18h30, todos os dias

Composta por uma concentração de espaços criativos e artísticos a Vila das Artes está localizada no Bairro São Francisco/Jacaraípe e tem como marco principal do seu surgimento a famosa Casa de Pedra. Uma exótica edificação idealizada e realizada pela mãos do escultor Neusso Ribeiro foi construída com pedras, madeira e vidro teve sua conclusão em 1990 e hoje também reconhecida como galeria de arte e local expositivo.

 A Vila das Artes por ser composta de ateliês e espaços criativos tamém é uma excelente opção para compra de peças como quadros, cerâmicas e esculturas. 

 

 

Estátua de Chico Prego

Praça Almirante Tamandaré, Serra-Sede

É uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.

 

Igreja e Residência Reis Magos

Telefone: (27) 3253-1842 

Endereço: Rua Reis Magos, s/nº, Nova Almeida

Horário de visitação: 09:00h às 18:00h, de terça a domingo

Horáio de missas: 19:30h, sextas e domingos

Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recebe milhares de visitantes todos os anos.

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Contato: (27) 3251-1187

Endereço: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra-Sede

Funcionamento: 8h às 11h e de 15h30 às 19h, de terça a domingos e feriados.

Primeiro templo religioso do município, fundado no ano de 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.

Igreja de São João Batista de Carapina

Contato: (27) 99885 9969 (agendamento)

Horário de visitação: Quinta á domingo das 09:00h às 17:00h

* Benção dos ciclistas todo 3º domindo do mês após amissa das 09:00h

Umas das edificações de represntatividade religiosa e arquitetônica que marca o período dos jesuitas no Brasil, está localizada na região também conhecida como "Carapina Velha". Compõe sítio histórico formado por igreja, ruicas do antigo casarão e cemitério.

A Igreja de São João Batista de Carapina foi construída no ano de 1584 em aldeiamento local. Em local estratégico favorecendo a comunicação com a Capital, o Convento da Penha e a Igreja de Reis Magos. 

O local também registrou a passagem do então Padre José de Anchieta, que segundo a história teria realizado ali seu primeiro milagre.

 

Museu Histórico da Serra

Telefone: (27) 3251-6636

Endereço: Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Funcionamento: 08:00h às 17:00h, de segunda à sexta

O Museu Histórico da Serra ocupa uma das construções mais antigas da Serra-Sede, o casarão da família Castello. Inaugurado em 2007, possui em seu acervo bens móveis, documentos e obras de arte. O casarão é um dos poucos remanescentes da arquitetura do século XIX.

 

Santuário das Formigas Bordadeiras

Localizado em Serra Sede, o Santuário das Formigas Bordadeiras é o lugar onde ainda no ano de 1995 aconteceram os primeiros registros das formigas bordadeiras em folhas. A intrigante manifestação inicialmente registrava apenas imagens sacras, passou ao longo dos anos para mensagens por meio de perfurações feitas pelas formigas em folhas ainda nas arvores do quintal.

De repercussão à nível internacional o Santuário também conhecido como Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas. Representa um verdadeiro e singular ativo do turismo religioso não apenas do estado do Espirito Santo mas do Brasil e do Mundo.

Hoje o local oferece epaço de visitação composto por galerias de exposição da folhas bordadas, painéis explicativos, local de oração e santuário onde são realizadas missas. 

Contatos: (27) 99977 5203  (27) 99989 9111 (27) 99994 3339 

Endereço: Rua Aldari Nunes, 162, São Lourenço

Horário de visitação: Segunda a sexta, 13:00h às 16:00h

 

Sítio Histórico e Arqueológico de Carapina

Telefone: (27) 3291-2330 / (27) 3291-2331

A Capela São João Batista de Carapina marca a passagem das primeiras levas de missionários jesuítas no Espírito Santo. Data de 1594. Além da capela, o sítio integra também as ruínas de um casarão, testemunho da ocupação. Um dos fundadores da Serra, o cacique Temiminó Macarajaguaçu, foi enterrado em seus arredores.

 

Ruínas da Igreja São José do Queimado

Telefone: (27) 3291-2330

Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo. O local é de elevada riqueza paisagística, cultural e histórica, e resguarda em seu subsolo registros importantes da ocupação da região, que teve seu ápice no século XIX e hoje se encontra praticamente inabitada.