Campanha Praia Limpa chega a Jacaraípe neste sábado (01)

A campanha aborda banhistas e moradores ao longo da orla da Serra durante os meses de verão, alertando sobre o uso consciente da faixa de areia e da restinga

Campanha Praia Limpa chega a Jacaraípe neste sábado (01)


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Divulgação Semma

Os meses de fevereiro e março serão marcados com a campanha Praia Limpa nas praias da Serra. A Campanha chega neste sábado (1º/02), na praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, a partir das 9 horas. Além de Jacaraipe, as ações educativas serão realizadas na praias de Manguinhos, Carapebus, Nova Almeida e Bicanga, até o dia 29 de março. 


A ação é desenvolvida pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) e aborda banhistas e moradores ao longo da orla durante os meses de verão, alertando sobre o uso consciente da faixa de areia e da restinga.


A Campanha conta com  servidores da Semma bem como voluntários das comunidades vizinhas às praias, que já despertaram para a necessidade de preservar o litoral recolhendo seu lixo, mantendo a vegetação e a fauna local.


A gerente do Departamento de Educação Ambiental, Isis Rangel afirma que a Campanha Praia Limpa contará com caminhadas ecológicas e abordagens direta aos banhistas nas praias com distribuição de sacolas plásticas para recolhimento do lixo. Também será realizado recolhimento de resíduos e pesagem ao final da ação.


A secretaria de Meio Ambiente orienta os moradores, visitantes e turistas para aderirem a campanha Praia Limpa que é uma ação educativa de grande relevância para proteção do litoral serrano.


Praia Limpa
A campanha Praia Limpa é desenvolvida ao longo do verão nas praias da Serra. De janeiro a março de 2024, a campanha reuniu mais de 100 voluntários e abordou mais de 2 mil banhistas e moradores nos balneários de Jacaraípe, Manguinhos, Nova Almeida, Bicanga, São Francisco, Costa Bela, Carapebus e Barrote. Foram recolhidos 648 kg de lixo.

 

Serviço:
Campanha Praia Limpa
Fevereiro  
Sábados -  09 horas
1/02 - Castelândia ( Praça Encontro das Águas)
8/02 - Manguinhos ( em frente ao restaurante Enseada de Manguinhos)
15/02- Praia de Carapebus - Restaurante Silvas)
22/02 - Bicanga ( quiosque Pé na Areia 
------------
Março 
Sábados e Domingo -  09 horas
1/03 - Jacaraípe/ São Francisco 
Quiosque Rei do Kibe
8/03 - Jacaraípe/Solemar ( gaúcha)
15/03- Nova Almeida ( Ponte )
23/03 - Costa Bela (Orla de Costa Bela-Rua das gaivotas)
29/03 - Bicanga - ( quiosque coração do mar)