Centro Administrativo Arino Gonçalves recebe exposição sobre Insurreição de Queimado

Desenhos de Walter Francisco Assis retratam o movimento, considerado um marco da resistência contra a escravidão

Centro Administrativo Arino Gonçalves recebe exposição sobre Insurreição de Queimado


Texto: Elton Lyrio - Foto: Elton Lyrio

O hall do Centro Administrativo Arino Gonçalves, onde ficam as secretarias municipais de Educação e Saúde, em Serra Sede, recebe, a partir desta terça-feira (18), uma exposição sobre a Insurreição de Queimado. Trata-se de uma coleção de desenhos do artista serrano Walter Francisco de Assis (1931-2017) retratando o movimento, que completa 176 anos nesta quarta-feira (19), e é considerado um marco de resistência e de luta contra a escravidão na história da Serra. A exposição vai até o próximo dia 24.

Também nesta quarta-feira (19) será realizada uma roda de conversa sobre o tema a partir das 9 horas, no hall de entrada da Sedu, para profissionais da secretaria. O momento será conduzido pelas historiadoras e professoras da rede Nádia Serafim e Eliane Maria Brito e pela artista visual Tatiana Rosa, também professora da rede municipal. 

Durante o encontro, será abordada a importância histórica do movimento e como ele está representado nas obras. A mostra, organizada pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais e pela Gerência de Formação Continuada (Gefor), da Sedu, é uma parceria com o Museu Histórico da Serra. 

A insurreição de Queimado aconteceu em 1849, quando houve a revolta dos escravizados por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravizados de São José do Queimado, hoje distrito da Serra. A promessa era de que os escravizados ajudassem na construção da Igreja local, com a autorização dos seus senhores, e ganhassem em troca a liberdade, o que não aconteceu e fez com que eles começassem a revolta. Líderes do movimento, como Chico Prego e João da Viúva, foram capturados e enforcados. 

Já Elizário Rangel - outra liderança - se escondeu na mata e nunca mais foi visto. Houve também os que conseguiram se refugiar nos quilombos espalhados pela Serra e Cariacica.

 

Serviço:
Exposição - Insurreição de Queimado, por Walter de Assis

Data: de 18 a 24/3
Horário: das 9h às 18h
Local: Hall de entrada do Centro Administrativo Arino Gonçalves - Rua Domingos Martins, 181, Centro da Serra.