Colab: aplicativo tem resolução média de sete dias

A categoria mais acessada do programa é Entulhos na Calçada/Via Pública

Colab: aplicativo tem resolução média de sete dias

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A maior parte das demandas atendidas por meio do aplicativo Colab no mês de junho foram solunicionadas em até sete dias. Esse percentual está na categoria mais acessada do programa, que é a Entulhos na Calçada/Via Pública, que recebeu 255 demandas no último mês, das quais 60% estão resolvidas.

O aplicativo, que funciona há cerca de dois meses no município, também conta com outros serviços para o cidadão acionar. Um deles é o de descarte irregular de lixo, que contou com o prazo médio de resolução de sete dias e, no item Buracos na Vias, esse número é de 11 dias. Além dessas categorias, o cidadão também pode enviar mensagens no Colab sobre praia suja.

O  Colab disponibiliza para os moradores da Serra um canal direto de comunicação com a administração local, e já conta com mais de 1.700 usuários. Por meio dele, o cidadão pode enviar demandas e registrar problemas, ajudando a prefeitura a zelar pela cidade.

Desde abril, quando começou a funcionar, o programa já aceitou mais de 700 demandas. Desse percentual, cerca de 60% estão resolvidas.

O sistema funciona assim: o morador baixa o aplicativo na loja de seu celular, cria um perfil  e em seguida ao identificar, por exemplo, um buraco na rua, ele fotografa e manda pelo Colab detalhando local. A prefeitura recebe e encaminha para o setor que já programa o serviço. Depois, a administração responde ao serrano informando sobre o reparo.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, comenta que o Colab aproxima ainda mais a Prefeitura dos cidadãos.

“É uma nova forma muito eficiente e confortável para o morador interagir com a administração, solicitando serviços e participando de decisões importantes da cidade. Além disso, conseguimos atender aos pedidos com mais precisão e eficiência, melhorando muito a prestação de serviços aos usuários”, pontua Pedro.