Conheça os serviços da Serra em apoio ao empreendedorismo

A Prefeitura da Serra oferece apoio a pequenos, médios e grandes empreendimentos.

Conheça os serviços da Serra em apoio ao empreendedorismo

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A administração municipal da Serra está comprometida em fortalecer o empreendedorismo no município. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (Sedep) e alinhada com entidades parceiras, a Prefeitura da Serra oferece uma carteira de serviços para empreendedores de todos os portes.

A porta de entrada para quem pretende empreender ou se formalizar é o Centro Integrado de Atendimento ao Pequeno e Microempreendedor (Ciampe). Localizado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Portal de Jacaraípe, o espaço oferece o passo a passo para quem deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI): benefícios e obrigações, além de orientações para a emissão de boletos e outros documentos, como certidões; atualização cadastral e baixa do MEI; envio da declaração anual, parcelamento de débitos e liberação de senha para emissão de nota fiscal eletrônica, se prestador de serviços.

No local, é possível, também, ter acesso a orientações para solicitar empréstimos de até R$ 21 mil oferecidos pelo programa Nossocrédito, da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo).

O Ciampe também oferece capacitações para quem empreende ou pretende empreender, algumas delas em parceria com o Sebrae/ES, que conta com um ponto de atendimento no local.

A Prefeitura apoia, ainda, grupos da Economia Solidária. Por meio do Departamento de Economia Solidária, a Sedep atua junto às associações e oferece suporte e assessoramento para entidades ligadas à economia solidária, como grupos de artesanato, costura, entre outros grupos produtivos, informais ou formais. São oferecidas orientações sobre abertura, elaboração de estatuto, capacitações diversas e apoio a feiras e eventos.

Já para empreendedores de médio ou grande porte, a Serra conta com o Invista Serra - Programa de Promoção à Atração de Investimentos Produtivos. Por meio dele, a Prefeitura concede diversos incentivos fiscais para empresas dos setores industriais, de comércio, serviços e misto que desejam implantar ou ampliar suas atividades econômicas na Serra.

Ainda em 2022, foram iniciadas as atividades do Programa de Relacionamento, visando interagir com entidades representativas do setor produtivo e empresas de médio porte, buscando identificar suas necessidades e, com parceiros e demais secretarias, promover melhorias no ambiente de negócios.

Serviços:

Ciampe: Destinado a empreendedores de micro e pequeno porte e para quem pretende empreender. No espaço, é possível obter orientações para formalização do MEI, emissão de boletos e outros documentos, atualização cadastral e baixa do MEI, envio da declaração anual, parcelamento de débitos e liberação de senha para emissão de nota fiscal eletrônica e inclusive, ter acesso a financiamento com juros baixos, por meio do Programa Nossocrédito. Além disso, há um posto de atendimento do Sebrae - ES, onde são disponibilizadas orientações sobre consultorias e capacitações. Informações: (27) 3252-2981.

Programa Nossocrédito: O programa oferece empréstimos nos valores de até R$ 21 mil, com prazo de até 36 meses para pagar. O crédito é destinado tanto a empreendedores informais quanto para pessoas jurídicas, desde que tenham registrado renda bruta inferior a R$ 360 mil no último ano. A liberação do recurso pode ocorrer em até 15 dias úteis e o dinheiro pode ser utilizado para capital de giro, aquisição e manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras formas de investimento no negócio. Os requisitos detalhados podem ser verificados nesta página: https://aderes.es.gov.br/programa-nossocredito. Telefone: (27) 3252-7414.

Invista Serra: Para empresas de porte médio a grande, a porta de entrada para obter incentivos é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (Sedep), localizada em Serra Sede. O telefone de contato é o (27) 3291-2302.

Economia Solidária: associações da economia solidária, cooperativas e grupos de ligados a artesanato, reciclagem, podem entrar em contato com a Sedep por meio do telefone (27) 3291-2300.