Conta Comigo: ferramenta on-line ajuda mulheres a reconhecer e romper ciclos de violência
Iniciativa da Prefeitura amplia o alcance da rede de proteção e oferece um novo caminho de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica
Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Sâmia de Oliveira
Uma ferramenta simples, mas poderosa, tem ajudado a romper o silêncio e abrir caminhos para o acolhimento de mulheres em situação de violência. O teste on-line “Conta Comigo! Você não está sozinha”, criado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), vem se consolidando como uma importante porta de entrada para quem precisa de ajuda.
Por meio de um questionário virtual, o teste auxilia mulheres a reconhecer sinais de relacionamentos abusivos e oferece orientações sobre onde e como buscar apoio. De forma sigilosa, o teste pode ser respondido em poucos minutos, e aquelas que optam por se identificar são contatadas pela equipe da Seppom para um atendimento especializado e encaminhamento à rede de proteção.
A iniciativa surgiu como parte das ações do programa “Agosto Lilás”, período dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher, e segue disponível de forma permanente. A ferramenta pode ser acessada pelo link http://tinyurl.com/jd2dx4fv ou pelo QR code presente em cartazes espalhados em espaços públicos como escolas, unidades de saúde e terminais de transporte.
Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, o “Conta Comigo” representa um avanço na forma de acolher e ouvir as mulheres. “Com essa ferramenta, conseguimos ultrapassar barreiras e chegar até mulheres que, muitas vezes, não procuram a rede de proteção por medo ou falta de informação. É um instrumento que tem ajudado a salvar vidas e fortalecer o cuidado”, destaca a secretária.
Mais do que um teste, o “Conta Comigo” é uma oportunidade para que mulheres se reconheçam, reflitam sobre suas relações e saibam que não estão sozinhas — há uma rede pronta para acolher, proteger e apoiar. Acesse o link para fazer o teste e espalhe o nosso QRcode para que outras mulheres também possam fazer.