Dia de homenagem para as empreendedoras da Serra

Dia de homenagem para as empreendedoras da Serra

Texto: Deborah Hemerly e Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

As empreendedoras da Serra foram homenageadas nesta sexta-feira (19), durante solenidade promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) na faculdade Multivix, em Colina de Laranjeiras.

Durante o evento, celebrado para marcar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Empreendedoras da Serra receberam o Título de Cidadã Empreendedora, em reconhecimento à atuação no desenvolvimento local e sustentável do município.

O vice-prefeito da cidade, Thiago Carreiro, lembrou da mãe como exemplo de mulher forte e corajosa.

“Os tantos exemplos de mulheres com foco que foram apresentados aqui me fizeram lembrar da minha mãe. Sou de São Gonçalo, Rio de Janeiro. E, quando ainda criança, meus pais se separaram. Eu e minha irmã ficamos com a minha mãe que, com coragem, foi para Aracaju. Ela começou a vida do zero. Morávamos em uma casa de beira de estrada. Enxergava uma mãe guerreira e isso sempre me motivou a estudar, a trabalhar, a crescer. Queria melhorar, para ajudar a minha mãe”, lembrou.

A primeira dama da Serra, Sueli Vidigal, esteve presente no evento como defensora do empoderamento feminino.

“Sou defensora das politicas públicas voltadas para as mulheres. Sempre trabalhei em prol do empoderamento de outras mulheres. Tudo na nossa vida é difícil. E, se no primeiro obstáculo você se deixar bloquear, não há como avançar, não terá a oportunidade de estar aqui, e um ambiente com mulheres empreendedoras. Devemos avançar, para alcançar os objetivos. Falo sempre que empreendedorismo feminino é a mulher por si só. Pelo simples fato de ser mulher. Ela já é empreendedora”, ressaltou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra, Lilian Mota destacou que o empreendedorismo feminino ajuda as mulheres a superarem desafios e preconceitos.

“Nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. Uma data que celebra, que incentiva o protagonismo de mulheres a frente de pequenos negócios. No município da Serra há cerca de 24 mil mulheres que são microempreendedoras individuais. A maioria deles atuando no comércio varejista, sobretudo no ramos de vestuários e acessórios. Seguida por cabeleireiras e serviço de alimentos. O Dia do Empreendedorismo Feminino celebra as mulheres empresárias empreendedoras num momento de debate por ações que eliminem de vez as barreiras que dificultam as mulheres a alcançar sua independência financeira e liderança. A pandemia nos tirou do eixo, mas foi o que nos levou a empreender ainda mais: no primeiro ano de pandemia, aumentou em 40% das mulheres que empreenderam. Dessas, cerca de 26% abriram seus negócios agora no ano de 2021. São mulheres que inovaram. Esse momento é muito importante para nós. A Prefeitura da Serra tem trabalhado muito para que esse empreendedorismo seja fortalecido. Sabemos que são mulheres que fazem o empoderamento do seu território. Trabalhamos pela liberdade econômica da mulher. A liberdade de gerenciar sua própria vida”, disse.

A secretária municipal de Políticas Públicas par as Mulheres, Gracimeri Gaviorno, lembrou que "uma das formas de se promover a liberdade da mulher é através do empreendedorismo".

Atualmente, há 24.002 mulheres que são microempreendedoras individuais registradas na Serra. A maioria delas (3.183) atuando no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Em seguida estão as cabeleireiras, com 2.878 registradas, e as que atuam no fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar, com 1.363  microempreendedoras individuais.

No mês passado, a Prefeitura da Serra lançou o programa Serra Cidade Empreendedora, para fortalecer o empreendedorismo como um todo, impactando também junto às mulheres que buscam no empreendedorismo uma forma de emancipação financeira.

Apoio ao empreendedorismo:

A Prefeitura da Serra conta com o Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), que oferece orientações gerais a empreendedores e pequenos empresários, encaminhamento ao crédito e viabiliza o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

Para se cadastrar como MEI, basta comparecer ao Ciampe levando os seguintes documentos: RG, CPF ou CNH, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos.

O Ciampe atende também quem já está formalizado e precisa de empréstimo para ampliar o negócio ou adquirir matérias-primas e equipamentos. São oferecidos créditos de até 20 mil reais, com prazo de carência de até seis meses.

O espaço funciona de segunda a sexta das 9 às 17 horas, Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe. Os telefones para atendimento ao público são 3252-7237, 3252 2981 e 3252 7414 (para o programa Nosso Crédito).