Dia Mundial da Criatividade: Prefeitura oferta oficina de linguagem simples

O encontro acontece nesta sexta-feira (19)

Dia Mundial da Criatividade: Prefeitura oferta oficina de linguagem simples

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

O próximo domingo (21) é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Para comemorar a data e impulsionar o pensamento inovador, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) promove uma oficina sobre linguagem simples, nesta sexta-feira (19), a partir das 9 horas, na faculdade Multivix.

O encontro é gratuito e vai contar com apresentação de conceitos da linguagem simples e atividades práticas. Para participar basta ir até o local da oficina no dia e horário marcado.

A gerente do laboratório de inovação Serra Inova+ da Prefeitura, Vanessa Canedo, uma das facilitadoras da oficina, comenta que a linguagem simples parte do princípio a empatia, de se no lugar da pessoa que vai ler um texto para inclusivo, de modo que qualquer um entenda a sua mensagem.

“Esses são princípios da linguagem simples, um movimento que está ganhando o mundo e principalmente o serviço público, inclusive na administração municipal”, explica Canedo.

A oficina será conduzida pelo Grupo de Linguagem Simples da Prefeitura da Serra, organizado pelo laboratório de inovação Serra Inova+.

Saiba mais:

Linguagem simples é um movimento mundial que promove uma escrita simples e inclusiva, que permita que todas as pessoas entendam a informação e possam fazer uso dela. Com técnicas empáticas de escrita e planejamento é possível tornar a comunicação uma ponte entre quem escreve e quem lê e não muro que inviabiliza o entendimento.

O dia mundial da criatividade foi idealizado no Brasil por Lucas Foster em 2014 e faz parte do calendário oficial da ONU desde abril de 2017.

O movimento é organizado pela empresa de educação e comunicação World Creativity Day e oferece inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops, shows, feiras e performances para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, com destaque para a área de economia criativa.

O objetivo é impulsionar o ecossistema de criatividade e inovação das cidades com base em pilares como aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro da moldura do desenvolvimento sustentável.

A programação completa do Dia Mundial da Criatividade pode ser conferida no link: https://worldcreativityday.com/brazil/serra/activities

Oficina: Linguagem simples: como tornar textos mais acessíveis

Facilitadoras

- Vanessa Canedo – gerente do Serra Inova+