Do mar ao turismo rural: a Serra possui diversas opções de passeios

Do surfe às águas calmas, aventura, trilhas e esportes radicais, a Serra tem diversão para todos os gostos

Do mar ao turismo rural: a Serra possui diversas opções de passeios


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Acervo PMS

Vai ficar na Serra no feriadão prolongado? O município oferece uma variedade de opções para quem deseja aproveitar praias, parques, trilhas e o agroturismo sem precisar sair da cidade.

Praias

Para quem não abre mão de um banho de mar, a Serra conta com 23 quilômetros de litoral, distribuídos entre os balneários de Bicanga, Carapebus, Balneário Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida. Há desde pontos com ondas mais fortes, ideais para o surfe, até trechos de águas calmas, perfeitos para curtir com a família.

Trilhas

Os aventureiros podem explorar o cartão-postal mais famoso da cidade: o Mestre Álvaro, com 833 metros de altitude. As trilhas têm diferentes níveis de dificuldade, com acessos por Serra-Sede, Pitanga, Queimado e Furnas.
A orientação é sempre contar com um guia especializado e utilizar roupas leves, calçado confortável, além de manter-se hidratado e protegido do sol. Durante o percurso, é possível observar espécies de fauna e flora nativas.

Parques

Parque da Cidade – Laranjeiras
Aberto diariamente, das 6h às 22h, é um dos principais pontos de encontro da Serra. O espaço oferece quadras poliesportivas, campo society, pista de skate, ciclovia, pista de caminhada, playground, bromeliário e o Centro de Educação Ambiental.

Parque Jardim Botânico – Serra-Sede
Funciona todos os dias, das 8h às 17h, e fica em uma área de beleza natural cercada por córregos, áreas brejosas, nascentes, afloramentos rochosos e remanescentes de Mata Atlântica. Um lugar ideal para quem busca contato direto com a natureza.

Parque Caminho do Mar – Bicanga
O parque funciona das 6h às 22h e conta com campo society, quadra de areia, quadra poliesportiva, parquinho, praça pet e a segunda maior rampa de skate do Estado.

Esportes Radicais

Os amantes de adrenalina podem se aventurar em um passeio de parapente, saindo das falésias de Nova Almeida. Com cerca de 20 metros de altura e localizadas próximo à ES-010, as falésias oferecem um visual privilegiado do litoral.

Agroturismo

Se a ideia é descansar, comer bem e curtir o clima do interior, a Serra possui seis circuitos de agroturismo: Chapada Grande, Guaranhuns, Muribeca, Putiri, Pitanga e das Águas.

Circuito Guaranhuns – a 3 km da Serra-Sede
Reúne lazer rural, restaurantes, hospedagem, cachoeiras e o Sítio Histórico de São José do Queimado, museu a céu aberto que resgata a história da resistência à escravidão.
Locais:

  • Sítio Recanto do Mestre Álvaro – Comida no fogão a lenha, café colonial, passeio a cavalo e banho de bica. (Sex a dom, 10h às 17h)

  • Sítio Recanto Morro do Céu – Queijos, biscoitos, eventos e hospedagem. (Ter a sáb, com agendamento)

  • Sítio Pedra D’Água Mestre Álvaro – Trilhas, camping e cachoeira. (Finais de semana e feriados, com agendamento)

  • Queijaria Itaiobaia – Queijos artesanais e produtos locais. (Diário, 6h30 às 17h30)

Circuito Chapada Grande
Sítios com cultivo de plantas ornamentais, restaurante rural, pesque-pague e áreas de lazer.
Locais: Recanto Mariá Flora e Sítio Éden – BR-101 Norte, km 230 e 242, Santiago.

Circuito Pitanga
Região bucólica, com lazer para crianças, redário e restaurante de comida caseira no fogão a lenha.
Local: Sítio Ouro Velho – Rua Miguel José, s/n, Pitanga.

Circuito Muribeca
Propriedades com estrutura para eventos, lazer, piscinas, churrasqueiras, área verde, trilhas e hospedagem rural.
Locais: Sítio Catavento, Rancho Alegre, Sítio Vida Nova e Rancho Bela Vista – BR-101 Norte, km 251.

Circuito Putiri
Restaurante com comida no fogão a lenha, estrutura para eventos, minianimais e lago com pedalinhos.
Local: Sítio Rancho Serra Verde – Estrada Serra a Putiri.

Circuito das Águas
Reúne nascentes, lagoas e rios, com acessos pela BR-101 (Serra-Sede) e pela ES-010 (Jacaraípe). Destaque para a Lagoa do Juara, com mais de 13 km de extensão.
Locais: Fazendinha do Mini Cowboy, restaurantes e peixarias da Associação dos Pescadores da Lagoa do Juara, Serraboa Artesanato, Juara Cultural – Arte e Meio Ambiente, Peixaria do Batata, Restaurante Sabor da Tilápia e Maria Bonita Restaurante Nordestino.

Sítio Histórico e Arqueológico de São José do Queimado

O espaço funciona diariamente, das 9h às 17h, com visitas mediadas por educadores e pesquisadores. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (27) 99854-5914.