Exposição, palestras e oficinas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente na Serra

As atividades acontecem até 7 de julho

Exposição, palestras e oficinas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente na Serra

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Nesta segunda-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data proposta para aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental.

O dia foi escolhido por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutiu a questão do impacto humano sobre o meio ambiente e teve por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade e cabe a todos criarmos medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

Pensando na importância da data e do tema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) preparou uma programação incrível e aberta à população. Confira as atividades abaixo:

Exposição águas de A a Z

Horto Municipal da Serra

Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 18h, incluindo oficinas.

Agendamento através do e-mail: expoaguaserra@arquiprom.com.br

Projeto Caiman

CEA Jacuhy - Sede da APA Manguezal Sul

Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 18h

Agendamento através do telefone: 27 99902-2969

Educação Ambiental Itinerante

O Departamento vai até escolas, comunidades, condomínios, organizações da sociedade civil e outros com palestras educativas e oficina de sabão. Datas e horários a combinar.

O agendamento é através do site da prefeitura da Serra > Secretaria de Meio Ambiente > Educação Ambiental > agendamento

Mais informações: dea.semma@serra.es.gov.br

Mas, como podemos ajudar o Meio Ambiente?

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, é possível garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras.

Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

Economize água e energia;

Não compre animais silvestres sem autorização;

Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;

Sempre que possível, deixe seu carro em casa;

Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;

Reaproveite e recicle;

Não desperdice alimentos.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)"