Influenza e covid-19: confira os locais de vacinação neste sábado (25) na Serra

No final de semana, não é necessário agendamento prévio, é só chegar ao local e se vacinar

Influenza e covid-19: confira os locais de vacinação neste sábado (25) na Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Secom/PMS

Atenção quem ainda não tomou vacina contra a  gripe (influenza) e covid-19 ou que precisa atualizar seu esquema vacinal. Que tal aproveitar o final de semana para levar a família a um ponto de vacinação?

Neste sábado (25), há várias opções para quem precisa se imunizar.  E o melhor, não é necessário agendamento prévio. É só chegar e se vacinar.

Das 8 às 12 horas, a vacinação acontece nas unidades de saúde de Serra Sede, Campinho da Serra, Planalto Serrano Bloco A, Planalto Serrano Bloco B, São Marcos, Vista da Serra e Unidade de Saúde Itinerante.  Todas participam do Dia D Saúde, que oferta serviços dos programas da Atenção Básica a Saúde.

Já das 9 às 17 horas, é possível se vacinar no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.

Em todos os locais, serão disponibilizadas vacinas contra gripe (para pessoas acima dos 6 meses de idade) e contra a covid-19  atualizada contra a variante XBB do vírus (6 meses de idade a menores de 5 anos e acima de 5 anos pertencentes aos grupos prioritários). Também é possível colocar a vacinação em dia com as doses de rotina preconizadas pelo Calendário Nacional de Imunização.

Confira o serviço:

Sábado (25)

Dia D Saúde, das 8 às 12 horas.

Serra Sede, Campinho da Serra, Planalto Serrano Bloco A, Planalto Serrano Bloco B, São Marcos, Vista da Serra e Unidade de Saúde Itinerante.

Vacina contra gripe (pessoas acima de 6 meses de idade), covid-19 contra variante XBB (6 meses de idade a menores de 5 anos e acima de 5 anos pertencentes aos grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Shopping Montserrat, das 9 às 17 horas.

Colina de Laranjeiras.

Vacina contra gripe (pessoas acima de 6 meses de idade), covid-19 contra variante XBB (6 meses de idade a menores de 5 anos e acima de 5 anos pertencentes aos grupos prioritários) e imunizantes da rotina.

Confira os públicos para a vacinação:

GRIPE (INFLUENZA)

Para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

COVID-19 (CONTRA VARIANTE XBB)

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade - atualização do esquema vacinal.

Pessoas acima de 5 anos ou mais que pertencem ao grupo prioritário - uma dose de reforço anualmente.

Ainda para o grupo prioritário, idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes e puérperas - duas doses de reforço ao longo do ano, com um intervalo mínimo de seis meses entre elas.

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA REFORÇO DA VACINA COVID-19:

Pessoas de 60 anos ou mais

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores

Pessoas imunocomprometidas

Indígenas  

Ribeirinhos

Quilombolas

Gestantes e puérperas

Trabalhadores da saúde

Pessoas com deficiência permanente

Pessoas com comorbidades

Pessoas privadas de liberdade

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas

Pessoas em situação de rua