IPS busca nivelar conhecimentos previdenciários da Prefeitura, Câmara e de sua própria equipe

Representantes de cada um dos segmentos participarão de curso básico na área

Texto: Daniel Vargas - Foto: Divulgação

Nivelar o conhecimento é essencial para se criar uma base comum de entendimento, desenvolver um ambiente sólido para colaborações mais eficazes e, assim, melhorar os resultados da Gestão.

É o que o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) fará de abril até dezembro deste ano com a temática ‘previdência’, envolvendo servidores da Prefeitura, Câmara, além de colaboradores e conselheiros da autarquia.

Esses públicos participarão de um curso básico de formação previdenciária ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o qual está dividido em três grandes eixos: previdência pública; seguridade social e relação jurídica previdenciária.

Além da aula expositiva tradicional, os alunos receberão papers para leitura e debates, podendo, desse modo, encontrar soluções conjuntas visando ao aperfeiçoamento do Instituto e da Gestão como um todo.

A agente técnica administrativa e de serviços do IPS Aline Querino Resendes compareceu à aula inaugural do curso na sexta-feira (19) e comentou um pouco sobre suas expectativas.

“Embora eu trabalhe com previdência todos os dias, esse tema não se esgota. Com a formação, espero fornecer um atendimento mais humanizado e profissional aos segurados, esclarecendo melhor suas dúvidas e aprendendo a instruir os processos da forma mais correta e completa possível”, disse Aline.

A formação atraiu mais de 60 inscritos e está sendo realizada no auditório da Secretaria de Educação (Sedu/Serra).

Características do curso

O curso terá um total de dez encontros e carga horária de, pelo menos, 20h, com o conteúdo flutuando conforme o desenvolvimento dos alunos.

Serão estudados temas desde a etimologia da palavra ‘previdência’, passando por aspectos históricos, conceitos como ‘poupança’ e ‘seguro’ até chegar à expansão e formação das relações jurídicas que, hoje, compõem o Sistema de Seguridade Social, dando ênfase ao eixo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Palestrantes

Os temas serão ministrados pelos consultores seniores da FGV Antonio Arivaldo da Cruz Jr., Lucia Helena Vieira, Majoly Aline dos Anjos Hardy, Otoni Gonçalves Guimarães, Leonardo da Silva Motta e Guilherme Walter.

Os cinco primeiros são especializados no segmento Regime Próprio de Previdência Social, enquanto Guilherme, como atuário de RPPS, também tem experiência na área de Previdência Complementar Fechada.