IPTU 2024: guias já estão disponíveis pela internet

O pagamento pode ser feito em cota única com 10% de desconto

IPTU 2024: guias já estão disponíveis pela internet


Texto: Djeisan Maria

As guias de pagamento do IPTU 2024 da Serra já estão disponíveis para oscontribuintes, que podem fazer a retirada no portal do município: http://www.serra.es.gov.br ou ainda no site http:// www.iptu.serra.es.gov.br.  O cidadão que não fez a opção de retirar a guia on-line, receberá as guias impressas, em casa, a partir de março.

O pagamento pode ser feito em cota única com 10% de desconto ou em até seis vezes, a partir do dia 10 de maio.  

Vale lembrar que, se por algum motivo a guia não for entregue até o vencimento, o contribuinte deve retirar o documento no site.

Calendário de pagamento

O vencimento da cota única com 10% de desconto é em 10 de maio. Para o parcelamento, as datas são as seguintes: 

Primeira parcela: 10/5/2024
Segunda parcela: 10/6/2024
Terceira parcela: 10/7/2024
Quarta parcela: 12/8/2024
Quinta parcela: 10/9/2024
Sexta parcela: 10/10/2024

Isenção

Na Serra, a isenção do IPTU é dada a aposentados ou pensionistas com renda de até três salários mínimos por mês, morador da Serra que possua apenas um imóvel com valor de até R$ 135.575,75 e que resida nele.

Estão isentos, também, proprietários de imóveis com valor de até R$ 62.279,67, desde que seja o único imóvel e residência da pessoa

Porém a isenção para aposentados e pensionistas não é automática e deve ser solicitada anualmente. Uma das formas é pela internet por meio dos endereços já informados e deve ser feita até o dia 10 de maio.

Os documentos necessários para o pedido de isenção do imposto são: cópia de RG e CPF ou documento equivalente do responsável pelo imóvel; cópia do comprovante de residência em nome do requerente; comprovante de renda de qualquer natureza, em que conste o nome do beneficiário e a espécie do rendimento (extrato de pagamento do benefício ou contracheque ou outro documento equivalente); e no caso de solicitação realizada por procurador deverá apresentar termo de procuração ou curatela.