Mulheres se reúnem em pré-conferência para definir políticas públicas
Etapa que antecede a 6ª Conferência Municipal aconteceu de forma online e reuniu vozes diversas para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres

Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Seppom
Com o objetivo de ampliar a escuta e assegurar que as políticas públicas reflitam as demandas reais da população feminina, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM), realizou, nesta terça-feira (9), a Pré-Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra.
A etapa, realizada de forma 100% online, contou com pontos de apoio para transmissão ao vivo em diversos territórios: Casa da Rosa (em Feu Rosa e em Jacaraípe), Acampamento Cigano (em José de Anchieta), Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica (Cramvis, em Serra Sede), Centro Municipal de Juventudes (CMJ, em Jardim Carapina) e sede da SEPPOM.
Após a abertura dos trabalhos feita pela secretária municipal Lilian Mota, a professora doutora Gilsa Barcelos ministrou palestra com o tema que norteará a conferência Nacional: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Em seguida, a secretária adjunta, Rosana Fagundes, conduziu os debates sobre temas fundamentais, como autonomia econômica, igualdade de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher e ampliação da presença feminina em espaços de decisão política. As contribuições coletadas serão encaminhadas à 6ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra.
Para a secretária Lilian Mota, é fundamental que as decisões estejam conectadas com a realidade vivida por todas as mulheres, especialmente aquelas que historicamente foram invisibilizadas. “Estamos falando de todas as mulheres: a mulher em situação de rua, a mulher com deficiência, a mulher cigana, a mãe atípica, a trabalhadora da economia solidária, a mulher negra, parda, quilombola, indígena. São elas que constroem a vida real nos territórios e que devem estar no centro das decisões. É por isso que essa pré-conferência é tão importante — ela amplia as vozes, fortalece o diálogo e reafirma o nosso compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e democrática para todas.”
Já a participante Magna Nery Manoeli ressaltou a força da sororidade: “Estaremos juntas, fortalecendo-nos para a efetivação de políticas públicas voltadas às nossas mulheres, que tanto delas necessitam.”
A 6ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra está marcada para o dia 23 de julho de 2025, das 8h às 17h, no Centro Municipal da Juventude (CMJ), em Jardim Carapina. O evento reunirá conselheiras, representantes da sociedade civil, movimentos de mulheres e órgãos institucionais para debater e deliberar diretrizes que orientarão as políticas municipais voltadas às mulheres nos próximos anos.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra pelo telefone (27) 3291-2247.