Novos conselheiros do Concase tomam posse

A cerimônia foi repleta de emoção

Novos conselheiros do Concase tomam posse

Texto: Elisa Rangel/Secom-PMS - Foto: Secom/PMS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase) da Serra está com nova composição. Nesta quarta-feira (10), foram empossados os novos conselheiros para o biênio 2022-2024.

A solenidade foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Laranjeiras, contando com a presença de representantes do poder público e entidades da sociedade civil.

A cerimônia foi abrilhantada com a participação especial da orquestra de violino do Projeto Kairos, desenvolvido pela Rede Aica com crianças e adolescentes do bairro Ourimar. Sete adolescentes instrumentistas, sob a regência de Larissa Messias Ribeiro, tocaram as músicas “Como é grande o meu amor por você”, “Aleluia” e finalizaram com “Imagine”, emocionando quem estava no auditório do Cras.

Além da secretária municipal da Assistência Social, Cláudia Silva; da então presidente interina do Concase, Dilma Maria Ramos Zucolotto; e de Lindeyr Costa, representante do Conselho Tutelar da Serra; foram convidados para compor a mesa da cerimônia de posse o professor universitário e assistente social Raíque José Sousa, que deu uma palestra sobre a importância dos Conselhos de Direito, e o adolescente Ywry Sena, de 13 anos, que representou todas as crianças e adolescentes do município e fez um pequeno, mas emocionante, discurso.

“Fico feliz em estar aqui e peço que vocês nos ajudem, para que nenhuma criança e adolescente fique sozinho. Peço que vocês ajudem a garantir os direitos das crianças e adolescentes”, declarou Yuri, arrancando aplausos dos presentes.

A secretária de Assistência Social se comoveu com a declaração de Yuri e reforçou o pedido dele em sua fala.

“Não vamos deixar nossas crianças sozinhas, Yuri. As políticas públicas para nossas crianças e adolescentes devem ser efetivas, acessíveis, e quem faz isso somos todos nós. Esta nova composição do Concase tem esse compromisso. Precisamos fazer com que as iniciativas cheguem até a população e a gestão do prefeito Sergio Vidigal tem também esse compromisso. De forma alguma seremos omissos ao que nos compete. Até porque prioridade para nós são as pessoas, e as crianças e os adolescente são o nosso futuro”, declarou Cláudia Silva.

Em sua fala de despedida à frente do Concase, Dilma Zucolotto destacou o tempo de desafios vivido pela composição que finalizou o mandato.

“Assumi pouco antes de começar a pandemia e posso falar que foi um período de muitos desafios, onde tivemos nos recriar, nos ressignificar. E o Concase não parou durante a pandemia. Dezenas de pautas foram abordadas e posso dizer que esse município é um exemplo de trabalho em conjunto com a sociedade civil organizada”, disse.

O que é

Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente formula e acompanha a execução das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.

O Concase é responsável pela formulação da Política dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Plano Municipal, garantindo a participação de todos os segmentos e órgãos públicos engajados na proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, fixando prioridades e ações, captando e aplicando recursos e fiscalizando a execução das ações.