Prefeitura da Serra inaugura novo Centro Pop com mais de 9 mil metros e campo de futebol

A Prefeitura da Serra está redobrando os cuidados com a população de rua, que está mais vulnerável neste momento

Prefeitura da Serra inaugura novo Centro Pop com mais de 9 mil metros e campo de futebol


Texto: Gabriela Conti - Foto: Semas

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), está redobrando os cuidados com a população de rua, que está mais vulnerável neste momento. Por isso, será inaugurado nesta segunda-feira (6) o novo Centro Pop, que terá 9.143m² e até um campo de futebol.

O espaço está todo estruturado e equipado para atender, por mês, cerca de 200 pessoas em situação de rua. O imóvel conta com cinco ambientes, sendo dividido em duas casas, um galpão que servirá de dormitório e espaço de convivência, uma lavanderia e um campo de futebol.

Além de terem acesso a três refeições diárias, os usuários poderão descansar nos dormitórios, fazer a higienização nos banheiros e vestiários, participar de atividades, e ainda contar com atendimento psicossocial com assistente social e psicólogo. 

O novo Centro Pop também terá salas de aula, onde os usuários poderão ter oficinas e atividades em grupo, aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de qualificação, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI).

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, Elcimara Loureiro, a equipe está se articulando para implementação de um projeto de inclusão produtiva, como, por exemplo, plantio de ervas medicinais, tanque de peixes, hortaliças e produção de mel. 

A estrutura

O espaço é dividido em cinco ambientes: duas casas, um galpão, uma lavanderia e campo de futebol. A primeira casa tem três salas de atendimento, uma sala para Educação de Jovens e Adultos, uma sala para cursos de qualificação profissional e um guarda-volume. Na segunda casa há uma cozinha, uma sala para atividades de grupos e oficinas, um banheiro social para funcionários, dispensa para estocar alimentos, sala com banheiro administrativo e coordenações do Centro Pop e Abordagem Social. 

Na área externa está localizado um galpão de, aproximadamente, 150 m² para ser utilizado como dormitório e área de convivência, além de uma sala para estoque de insumos e materiais de escritório. Ainda na parte externa há uma lavandeira com quatro tanques, um vestiário masculino com sanitários e chuveiros, um banheiro feminino com sanitários e chuveiros. No pátio há um campo e futebol para atividades físicas diversas. 

Serviço:

Novo Centro Pop da Serra

Endereço: Rua Ilma Henriques, 114, Jardim Limoeiro, Serra.