Programa Arca atende a mais de 3 mil animais

Prestes a completar três anos, a iniciativa promoveu resgate, adoção, cuidados veterinários, eventos de adoção e cirurgias de castração

Programa Arca atende a mais de 3 mil animais


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Filipe Oliveira

Prestes a completar três anos de existência em janeiro de 2025, o Programa Arca (Animais Resgatados, Cuidados eAcolhidos) atendeu a mais de 3 mil animais, entre resgate de situações de maus-tratos, cuidados veterinários, acolhimento em abrigo especializado e cirurgia de castração.

Foram 3466 animais acolhidos, sendo 75% cães e 25% gatos.

De acordo com a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Isis Rangel, a equipe fez 217 atendimentos de maus-tratos. “Resgatamos ainda outros 132 animais em situação de maus-tratos”, acrescenta.

As ocorrências envolviam abandono, manter o pet em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, também, casos de agressão.

Os animais do Arca também estiveram disponíveis em 114 eventos de adoção, tanto os feitos pela Prefeitura da Serra quanto os realizados por empresas parcerias e Ongs.  

Esse movimento resultou em 332 adoções, sendo 257 cães e 75 gatos.

Atualmente, estão disponíveis 300 pets para adoção. 

“Além disso, registramos 1308 devoluções de animais comunitários para a comunidade de onde foram resgatados”, aponta Isis. Esses são os animais criados por diferentes pessoas, normalmente dentro de uma empresa ou por vizinhos de um bairro.

Em relação a cirurgias de castrações, foram 3058 animais castrados.

Programa Arca

O Programa Arca (Animais Resgatados,Cuidados e Acolhidos), da Prefeitura da Serra, foi criado através do Decreto 2.274, em janeiro de 2022.  

Por meio deste programa, os munícipes podem cadastrar seus cães e gatos para castração através do endereço eletrônico programaarca.serra.es.gov.br.

Além disso podem solicitar recolhimento de animais sem tutor que tenham sofrido atropelamento e que apresentem fraturas, hemorragias, impossibilidade de locomoção, mutilação, feridas extensas ou profundas, eviscerações, prolapsos e demais ocorrências graves.

Podem ainda denunciar maus-tratos aos animais.

Os interessados podem entrar em contato pelo site programaarca.serra.com.br ou pelo telefone 3291-2399.