Projeto LitERÊtura lança livro e documentário sobre cultura africana e afro-brasileira

O projeto é uma parceria entre Sedu e Ufes

Projeto LitERÊtura lança livro e documentário sobre cultura africana e afro-brasileira


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

O projeto LitERÊtura foi encerrado no último sabádo (30), e deixou muitos frutos positivos para educação no município da Serra. Iniciado no ano de 2021, o projeto que é uma parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com a Secretaria de Educação da Serra (Sedu), por meio da Coordenação de Estudos Étnico-raciais, realizou várias atividades com a temática da cultura africana e afro-brasileira.

Concentrado na Emef Antônio Vieira de Rezende, no bairro Central Carapina, o LitERÊtura desempenhou uma série de ações pela cidade da Serra. Durante os 18 meses o projeto debateu os temas através do Ciclo de Lives no canal EducaSerra, disponível no Youtube, possibilitando o acesso à informação em tempos de pandemia.

Professores da rede tiveram a oportunidade de participar de uma formação, onde puderam captar competências para ensinar, aprimorando formas de pensar a cultura afro e assim transmitir para os educandos na vida escolar, social e produtiva. 

Já os alunos foram presenteados com um dos maiores acervos literários do país com temática da história e cultura africana e afro-brasileira e tiveram a oportunidade de se expressar na co-participação da pintura grafite do muro da quadra da escola.

Como resultado do projeto, o documentário "Um Banquete Literário” foi produzido pelos participantes, onde os alunos e professores contam as vivências aprendidas no LitERÊtura.

A coordenadora de Estudos Étnico-raciais da Secretaria de Educação da Serra, Juliana Lucas, avaliou o documentário.

”O documentário Um Banquete Literário resume de modo afetuoso a beleza das ações pedagógicas e os desdobramentos das intervenções do projeto na escola", descreveu. 

Também foi lançado um livro, escrito coletivamente, que reúne textos dos professores da escola, da Coordenação de Estudos Étnico-raciais da Serra (CEER), participantes do grupo de pesquisa LitERÊtura e colaboradores. 

As duas obras foram entregues no seminário de fechamento no fim do mês de abril e estão disponíveis on-line para toda a população. 

Serviço 

O Documentário 
Para acessar o Documentário clique no link abaixo:
https://youtu.be/rPB26isYV4w

O Livro 
A versão em PDF pode ser acessada no link abaixo: https://literetura.wordpress.com/literetura-e-ceert