Circuito turístico-cultural: Prefeitura da Serra revitaliza sítio histórico e arqueológico de Queimado

A melhoria visam dar suporte às ações patrimoniais, culturais e educativas

Texto: Daniela Salgado - Foto: Divulgação-Seob/PMS

O Sítio Histórico e Arqueológico de Queimado, localizado no distrito de Queimado, está passando por uma importante revitalização. Ficando a 16 quilômetros de Serra Sede, o patrimônio possui um extenso valor histórico e cultural para o Espírito Santo.

Pensando na reestruturação do ambiente, a Secretaria de Obras (SEOB) iniciou o processo de revitalização em setembro do ano passado, com prazo de ser finalizado ainda neste ano.

O projeto compreende a execução de calçada de acesso às ruínas, restauro do cemitério (muro e portão), serviços de terraplenagem, drenagem e iluminação externa, além da construção de uma edificação de, aproximadamente 97 metros quadrados, com fim de ser uma central de apoio ao turista.

Esse novo espaço que está sendo construído visa dar suporte às ações patrimoniais, culturais e educativas. O ambiente também será uma excelente sugestão para realização de manifestações culturais e visitação, tanto por parte do público geral quanto para alunos da rede pública escolar.

O secretário de Obras Halpher Luiggi avalia a obra como um passo importante para a cultura. "Tudo que resgata a memória e a ancestralidade do povo é de grande importância para a Serra", pontua.

A revitalização também caminha lado a lado ao processo de proporcionar, cada vez mais, acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), tornando a Serra e o turismo ainda mais inclusivos. No momento, a obra está passando pelo processo de escavação e raspagem, com acompanhamento de um arqueólogo, para serem feitos o estacionamento e a calçada.

Uma das novidades pensadas para um ambiente associado à sustentabilidade municipal é o tratamento do esgoto, por meio de um sistema biodigestor pré-fabricado com capacidade de tratamento de 500 litros de esgoto doméstico por dia. A ferramenta apresenta vantagens como uma prática instalação, garantia de que não haverá vazamentos e uma muita eficiência.