Avanços do InovaSerra são destaque no 217º Café de Negócios
Um dos assuntos abordados na apresentação do secretário foi a construção de um Parque Científico e Tecnológico
Texto: Djeisan Maria
- Foto: Edson Reis
O secretário de Inovação Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, falou sobre os avanços do polo de inovação InovaSerra no 217º Café de Negócios (Caneg) que aconteceu na quarta-feira, 10 de julho. O ecossistema reúne Prefeitura da Serra, a comunidade acadêmica e a Associação de Empresários da Serra (Ases) com o objetivo de estimular o desenvolvimento do município por meio da inovação.
O polo busca fomentar a criação de negócios inovadores baseados em ciência e tecnologia. Empresas que escolhem se estabelecer no local podem usufruir de incentivos fiscais, como descontos no IPTU, redução na alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) e no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Por meio do polo, diversas iniciativas estão sendo realizadas, a exemplo do InovaSerra Startups, projeto de apoio para aceleração de startups e o Desafio de Inovação Aberta, que mobiliza empreendedores na busca por soluções para os problemas enfrentados pela administração municipal.
Parque Científico e Tecnológico (PCTec)
Um dos assuntos abordados na apresentação do secretário foi a construção de um Parque Científico e Tecnológico (PCTec) dentro do InovaSerra. O projeto visa oferecer espaços e serviços que permitam a empresas inovadoras e startups estreitar relações com o meio acadêmico e entre si.
O Parque contará com uma área de 50 mil metros quadrados, localizado especificamente nos limites do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Serra, um dos parceiros do projeto.
Os próximos passos para a implementação do PCTec incluem a formação de sua governança, o estabelecimento de um contrato de apoio com uma fundação e o lançamento de editais para a seleção de empreendimentos que se instalarão no parque.